VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 04:33hs.
Mas há exigências a serem cumpridas

Por primeira vez, o COI manifestou que eSports podem ser esportes

O Comitê Olímpico Internacional manifestou oficialmente e pela primeira vez a possibilidade dos eSports serem considerados como uma atividade esportiva. No entanto, em uma reunião nesse sábado (28) em Lausanne, na Suiça, o Movimento Olímpico comentou que há exigências a serem cumpridas para que isso aconteça.

Segundo a entidade, para oficializar os eSports é preciso que os games não infringam os valores olímpicos e que exista uma organização que garanta a fiscalização dos regulamentos do Movimento Olímpico (como anti-doping, apostas, manipulação e outros fatores).

A entidade concordou que os eSports podem ser considerados como uma atividade esportiva já que envolve o preparo e o treino com a mesma intensidade de atletas convencionais. Eles também citaram que os games profissionais estão crescendo muito entre os jovens em várias partes do planeta, e pode ser uma plataforma de engajamento para o Movimento Olímpico.

A organização finalizou que está em debate com a indústria dos games para "explorar ainda mais a área". Você acompanha a ata da reunião em inglês no site oficial do COI.

Em abril, o presidente do COI, Thomas Bach, comentou que ainda tinha dúvidas se realmente os eSports eram esportes. Ele apontou, na ocasião, que a falta de uma federação era um dos principais pontos que não caracterizava a oficialização dos games competitivos.

Fonte: GMB