JUE 18 DE ABRIL DE 2024 - 20:35hs.
Na Vila Isabel, Zona Norte do Rio

Doação da Loterj e do RioSolidário fará o HUPE triplicar os transplantes de medula óssea

O setor de hematologia do HUPE - Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj, vai, em breve, triplicar o número de transplantes de medula óssea feitos por mês. Gravemente afetado pela crise no governo Pezão, o Hupe faz hoje apenas dois procedimentos por mês. Até o fim do ano, serão seis todo mês. É que a unidade vai receber filtros que diminuem as chances de infecção nesses pacientes graças a doação de R$ 632 mil, feita pela Loterj em parceria com o RioSolidário.

A liberação do recurso será assinada amanhã, às 14h, no anfiteatro do Núcleo Perinatal do Hupe, único da rede estadual a fazer transplante de medula em adultos e crianças.

Com esse recurso, além de melhorias estruturais na sala onde são realizado os transplantes de medula óssea, serão instalados filtros de ar hepa em seis leitos.

O equipamento é muito importante no processo pós-operatório, já que possui tecnologia de alta eficiência na separação de partículas de ar, diminuindo consideravelmente as chances do paciente contrair uma infecção.

As medidas farão a unidade triplicar o número mensal de transplantes autólogos, no qual o paciente recebe sua própria medula óssea como parte do tratamento.

A chefe da unidade de divisão assistencial de hematologia, Patrícia Horn, diz que, com a abertura dos novos leitos, o hospital terá capacidade até de absorver paciente de outras unidades, como o Inca.

Fonte: GMB / O Globo