JUE 28 DE MARZO DE 2024 - 14:22hs.
Gildo Mazza
OPINIÃO - GILDO MAZZA, JORNALISTA ESPECIALIZADO NO SETOR DE JOGOS

"O Globo", o Jogo e a mudança de paradigma

Quero registrar aqui a alegria de todo o setor de jogos e a minha, em especial, pela postura das Organizações Globo pelo editorial de ontem no mais importante jornal diário do Brasil, “O Globo” apoiando a regulamentação do jogo no país. Esse avanço na postura do jornal é a apoteose de um movimento que já vinha sendo esperado há algum tempo, tendo em vista algumas matérias isentas publicadas no diário e sem as famosas e equivocadas afirmações de que a atividade se prestaria à lavagem de dinheiro e a outras atividades criminosas.

Mesmo em outras mídias do conglomerado de comunicação, como a Globo News, o setor deixou de ser a “mãe de todos os pecados”, com a permissão para que entrevistados opinassem a favor da atividade.

Muitos ainda estão se perguntando as razões para a mudança de opinião das Organizações Globo e a leitura que tenho é a mais clara do que está acontecendo: o setor vem conseguindo mostrar que o jogo é uma atividade econômica como outra qualquer e capaz de gerar riqueza ao Brasil, seja por meio de vultosos investimentos na construção de cassinos, seja na geração de milhares de empregos e de bilhões de reais em impostos.

Isso não pode ser desprezado e O Globo admite, em seu editorial, que os R$ 50 bilhões movimentados pelo jogo legal e ilegal no Brasil pode estar até subestimado e que há grande potencial a ser explorado.

Diversos veículos de comunicação e entidades, como a Votenaweb, Assembleia Legislativa do Ceará, DataSenado e a Spectrum Gaming, entre outros, já publicaram pesquisas apontando maioria esmagadora de votos favoráveis à regulamentação dos jogos e as Organizações Globo não fecharam os olhos para isso, bem como para as argumentações sérias de diversos parlamentares e líderes no setor para os benefícios do jogo para a sociedade.

Com muita coragem admitiu a mudança de opinião ao apoiar a regulamentação em seu editorial de ontem. Sabendo que é a página de jornal mais lida de todo o Brasil, as Organizações Globo deram um passo muito importante para mostrar às autoridades que uma lei para o setor é o melhor caminho para o país.

Que outros importantes veículos de comunicação adotem postura idêntica e assumam de vez que a atividade de jogos é uma ferramenta para o crescimento econômico do Brasil. E que o governo e o parlamento brasileiros deem ouvidos ao principal veículo de comunicação do país e entendam que esse é um caminho sem volta e benéfico para a sociedade.

Parabéns, Organizações Globo. Parabéns, Família Marinho.

 

GILDO MAZZA

Gildo Mazza, jornalista especializado no setor de jogos, editor da revista Games Magazine desde sua fundação, em 1997, tendo sido também colaborador de edições da publicação na Itália, Venezuela, Colômbia, México e Argentina.