MAR 23 DE ABRIL DE 2024 - 06:17hs.
Cláudio Roberto Vigna
OPINIÃO-Cláudio R. Vigna, sócio-gerente da CRV Sistemas & Consultoria

CAIXA, Carro-Forte e Casas Lotéricas

O Serviço de Coleta e Transporte de dinheiro, feito pelos Carros-Fortes, é muito caro. As despesas recaem sobre as Casas Lotéricas. A CAIXA subsidia parte deste valor através do Adicional de Segurança, agora, reajustado em 40%. E quanto custa realmente para o Lotérico?

CAIXA, Carro-Forte e Casas Lotéricas

Adicional de Segurança

Uma Empresa de Transporte de Valores é contratada pela Lotérica para que faça a coleta diariamente de valores a serem transportados para a CAIXA. Isto acarreta uma despesa mensal para a Lotérica que, diga-se de passagem, não é barata! Para cada região há uma empresa responsável por estas coletas e o contrato feito com cada uma delas estabelece o custo mensal deste tipo de serviço.

A CAIXA por sua vez ressarce uma parte desta despesa assumida pela Lotérica. Este ressarcimento é feito através do "Adicional de Segurança" que é pago pela CAIXA.

Se por um lado a Lotérica paga para a Empresa de Transporte de Valores, por outro recebe da CAIXA o "Adicional de Segurança".

Surgem, naturalmente, as perguntas:

- Quanto a Lotérica paga pelo Carro-Forte? Existe uma parcela fixa e outra variável; como isto é calculado?

- Quanto a Lotérica recebe da CAIXA, de "Adicional de Segurança"? Aqui também há uma parcela fixa e outra variável;  como se calcula o valor deste Adicional?

O Revendedor Lotérico quer saber ...

(a)  ... "Pago de um lado e recebo do outro, qual é o custo real?”

(b)  ... afinal, se o dinheiro não é da Lotérica, porque ela tem que pagar por este transporte? A CAIXA não deveria arcar com toda a despesa de transporte destes valores?

(c)  ... se o envio mensal de dinheiro é, em média, de R$ 3.000.000,00, quanto isso  representa de despesa mensal para a Casa Lotérica? Colocada de uma outra forma, a pergunta é:
A cada R$ 100.000,00 transportado, quanto efetivamentea Lotérica paga ?

Estas e outras perguntas estão comentadas no texto do link: Carro-Forte

Cláudio Roberto Vigna 

 

Cláudio Roberto Vigna é Bacharel em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo – São Paulo/ SP e Professor Licenciado em Matemática, Física e Desenho pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema – São Paulo/ SP. É sócio-gerente da CRV Sistemas & Consultoria, uma empresa que desde 1984 oferece suporte às Casas Lotéricas em todos os seus segmentos. É, também, Consultor e Auditor prestando serviços especializados de gestão na área de Loterias.