JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 19:23hs.
Aproximadamente 8 milhões de praticantes

Setor de pôquer online e offline continua crescendo no Brasil

O pôquer brasileiro tem experimentado crescimento nos últimos anos, apesar da crise na economia. De acordo com dados divulgados pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), o Brasil já conta com com aproximadamente 8 milhões de praticantes. O número praticamente dobrou em relação a 2012, quando haviam 4 milhões e sugere um crescimento de quase 1 milhão de novos adeptos por ano.

Segundo representantes do setor, no ano 2000 eram algumas centenas de participantes e pouquíssimos locais para a prática do esporte (o pôquer é considerado um esporte mental), hoje o setor conta com alguns milhões de competidores.

Os números variam ao longos dos anos, mas estima-se que atualmente o esporte conte com mais de 5% de atletas profissionais, que se dedicam exclusivamente ao pôquer, e uma porcentagem ainda maior de semi-profissionais.

O pôquer é o jogo de cartas mais popular do mundo e o crescimento dos últimos anos pode ser diretamente atrelado a popularização de uma das suas principais modalidades, o Texas Hold’em. Originalmente criado nos EUA, o estilo se popularizou de maneira intensa através de disputas e torneios offline, sendo rapidamente exportado para outros países a partir da melhora da internet.

Hoje em dia, alguns campeonatos inclusive contam com etapas de classificação online que complementam as físicas e engrossam o número de competidores. Além disto, cada vez mais estão disponíveis torneios para todos os níveis exclusivamente online.

Atualmente o Brasil é considerado um dos principais países relacionados ao esporte. O país é um dos cinco com mais praticantes no mundo e o Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP) é o maior evento de pôquer da América Latina e 2º maior do planeta.

Quando foi criado em 2006, o BSOP teve apenas uma centena de participantes. O número se multiplicou na última década e em 2015 foi alcançado o recorde de 3.866 participantes na etapa final do torneio, que passa por todas as regiões brasileiras.

Para efeitos de comparação, o BSOP distribui prêmios com valores similares ou até mesmo superiores — dependendo do ano — aos oferecidos pela CBF em relação o campeonato brasileiro.

Para atender esta demanda no Brasil, existem inúmeros clubes e bares que oferecem o esporte como atração extra. Além disto, já são estimados mais de 200 clubes dedicados exclusivamente ao pôquer em todo o território nacional e o número nos próximos anos deve apenas aumentar.

Para os representantes do setor, não há qualquer sinal que indique a diminuição ou desaceleração do crescimento do pôquer. Os próximos anos devem registrar um aumento ainda maior dos números de locais especializados e de competidores online e offline do esporte das cartas.


Fonte: GMB / Carta Campinas