“Desde 2017 a Globo vem se aproximando do universo dos games e investindo no desenvolvimento da cena competitiva dos esportes eletrônicos, buscando aproximar gamers amadores dos ídolos, celebrando a comunidade e contando suas histórias. Neste contexto, a LnK vem para consolidar este posicionamento, organizando ligas profissionais que transcendem o lado competitivo, incorporando um olhar de entretenimento e mídia. O foco principal são os games mais relevantes para o público brasileiro, como o CS:GO e o Free Fire, fenômeno no Brasil que vem puxando a onda dos mobile eSports”, explica o Head de Games e eSports da Globo, Leandro Valentim.
Uma das primeiras iniciativas anunciadas pela empresa é a parceria de longo prazo com a Garena na operação das principais divisões que garantem acesso à elite da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF).
O Free Fire tem números que impressionam. De acordo com a ‘App Annie’, o game estabeleceu recentemente um novo recorde, com o pico de mais de 100 milhões usuários diários ativos e no segundo trimestre de 2020 atingiu o terceiro lugar no ranking mundial de downloads dos jogos para celular. O fenômeno Free Fire se estende ao Brasil, com investimentos na cadeia competitiva e o lançamento da LBFF, principal competição da modalidade no país.
Em sua primeira temporada, a competição promovida para selecionar os times que disputarão as ligas de acesso à elite, contou com mais de 100 mil jogadores inscritos. Desse total foram selecionados, por um ranking feito pela desenvolvedora, 1536 times que entraram na disputa oficial por vagas para a Série B da LBFF.
Outra iniciativa importante da LnK é o Campeonato Brasileiro de Counter-Strike (CBCS), competição que envolve uma das maiores e mais apaixonadas comunidades dos eSports. Assim como a LBFF, o CBCS conta com transmissão multiplataforma em canais digitais e no SporTV, além de contar com toda a cobertura do Esporte da Globo.
“O investimento em games tem como objetivo ampliar nossa atuação no mercado de entretenimento e colaborar no desenvolvimento da indústria de esportes eletrônicos na América Latina, por meio da profissionalização de ligas, formação de novos talentos e relação de marcas e comunidades”, diz Rodrigo Mathias, CEO da DC Set Group.
Na vertente de desenvolvimento e formação de novos talentos, a Lnk Gaming apresenta duas iniciativas já reconhecidas no meio, o Torneio Universitário de eSports (TUES), o primeiro e maior torneio brasileiro de esportes eletrônicos entre universidades, e os Jogos Escolares Eletrônicos (JEE), principal campeonato de eSports para jovens de 14 a 18 anos, que representam suas escolas e que conta com participantes de todos os estados brasileiros.
Fonte: GMB/ Globo Esporte