JUE 18 DE ABRIL DE 2024 - 17:19hs.
No YouTube

Caixa abre consulta pública para transmissão dos sorteios das loterias

A Caixa abriu consulta pública para verificar o interesse de empresas em realizar a captação e a transmissão dos sorteios no canal das Loterias Caixa no YouTube. A ação visa dar transparência aos sorteios e utilizar o canal Loterias Caixa na plataforma de forma publicitária. Atualmente, as Loterias Caixa possuem oito modalidades de jogos, com sorteios todos os dias da semana, exceto aos domingos.

Adicionalmente à gravação, disponibilização e transmissão dos sorteios, a empresa contratada, sob a supervisão da Caixa, terá a função de criar os textos de apoio, organizar os vídeos, monitorar as interações, criar conteúdo original e demais atividades inerentes ao canal YouTube.

Atualmente, as Loterias Caixa possuem oito modalidades de jogos, com sorteios todos os dias da semana, exceto aos domingos. Os sorteios são realizados no Espaço Loterias Caixa, localizado no terminal Tietê, em São Paulo, ou nos Caminhões da Sorte, unidades móveis que rodam o país e realizam os sorteios em locais públicos.

As empresas deverão gravar e disponibilizar todos os sorteios de Loterias Caixa e transmitir uma parte ao vivo no canal Loterias Caixa do YouTube. A gravação e a transmissão devem possuir padrões de qualidade elevados com produção das imagens captadas e transmitidas.

A empresa deve ainda administrar o canal, subindo, organizando e disponibilizando os vídeos. Por fim, a empresa deverá criar conteúdo original para publicação no canal, com fins publicitários e de entretenimento.

Termo de referência

1- Objetos da consulta

Consulta pública para verificar o interesse de empresas em realizar a captação e transmissão dos sorteios das Loterias CAIXA no canal YouTube da empresa, assim como a administração do canal referido. A ação visa dar transparência aos sorteios e utilizar o canal Loterias CAIXA de forma publicitária.

1.1 Captação de imagens dos sorteios

A empresa deverá gravar de forma profissional todos os sorteios das modalidades de Loterias CAIXA, atentando para os padrões de qualidade dos vídeos.

1.2 Transmissões ao vivo

As modalidades transmitidas ao vivo serão sorteadas no Espaço Loterias CAIXA. Todos os sorteios realizados nas segundas e terças-feiras devem ser transmitidos ao vivo. De quarta a sexta-feira, será transmitida ao vivo apenas uma modalidade por dia, a ser definida pela CAIXA no dia do sorteio.

Além dos sorteios acima, os quatro concursos especiais do ano: Dupla de Páscoa, Quina de São João, Lotofácil da Independência e Mega da Virada também devem ser transmitidos. Os locais desses sorteios são definidos em datas próximas ao evento. Podem ocorrer, por exemplo, no Caminhão da Sorte em algum município do Brasil, em estúdio de TV, em algum local de São Paulo.

1.3 Disponibilização dos sorteios gravados

A gravação dos sorteios realizados no Caminhão da Sorte e em Brasília deverão ser disponibilizadas no canal YouTube em horários fixos durante a semana. O horário será acordado com a CAIXA segundo critérios técnicos a serem apresentados pela contratada. Os requisitos de qualidade são os mesmos da transmissão.

1.4 Administração do canal

A empresa, sob a supervisão da Caixa, terá a função de disponibilizar os vídeos na ferramenta, criar os textos de apoio, organizar os vídeos no canal, monitorar as interações e demais atividades inerentes ao canal. Adicionalmente à gravação, disponibilização e transmissão dos sorteios, a empresa deverá criar conteúdo original sobre Loterias para o canal, com fins de entretenimento.

2- Sobre os sorteios

2.1 Etapas dos sorteios

    • Preâmbulo: No preâmbulo o locutor anuncia e convida dois auditores populares para participarem dos sorteios. Estes auditores permanecerão do início ao fim, acompanhando todo o processo. As maletas contendo as bolas são abertas na presença deles, que então verificam se os globos estão vazios e acompanham a colocação das bolas nos globos, realizada por empregado CAIXA. Auditores da Secretaria de Acompanhamento Econômico, Ministério da Fazenda podem estar presentes conforme o valor do prêmio.

    • Sorteio: Em todas as modalidades há um locutor anunciando o número do concurso, a modalidade e os números sorteados, assim como garotas da sorte que recolhem as bolas do globo, as mostram para o público e as depositam em um suporte para que as bolas sorteadas fiquem visíveis a todos. As Loterias CAIXA possuem o mecanismo de disparador, no qual uma pessoa do público aciona o mecanismo para sortear a bola no globo.

    • Finalização: Confirmação da auditoria a respeito do processo e fechamento das maletas com as bolas. Os auditores assinam uma ata de sorteio com todos os dados do concurso e suas identificações pessoais como nome, CPF, assinatura etc. Assinam também o controle de lacre das maletas.

Em todas as etapas e sorteios existem empregados da CAIXA acompanhando o processo. As Loterias CAIXA realizam os sorteios e são a única responsável pela organização, operação dos globos e manuseio de todos os equipamentos.

2.2 Distribuição dos sorteios ao longo da semana

Segunda-feira - A partir de 20:00h: Lotofácil  / Quina
Terça-feira - A partir de 20:00h: Dia de sorte / Quina / Dupla Sena / Timemania
Quarta-feira - A partir de 19:00h: Loteria Federal / 
Quarta-feira - A partir de 20:00h: Lotofácil / Lotomania / Quina / Mega Sena
Quinta-feira - A partir de 20:00h: Dia de sorte / Quina / Timemania
Sexta-feira - A partir de 20:00h: Lotofácil / Quina / Dupla Sena
Sábado - A partir de 19:00h: Loteria Federal
Sábado - A partir de 20:00h: Dia de sorte / Lotomania / Quina / Mega Sena / Timemania

2.3 Locais de sorteios

    • Espaço Loterias CAIXA: Localizado no terminal Tietê em São Paulo, o espaço possui toda a estrutura para transmissão dos sorteios, com energia elétrica e espaço para posicionamento das câmeras (planta baixa anexa). Outros itens necessários para a captação de imagens e cenografia serão disponibilizados pela contratada.

    • Caminhão da sorte: Duas unidades móveis que rodam o país e realizam os sorteios em locais públicos. A especificação da estrutura necessária para gravação no caminhão deverá ser realizada pela contratada.

    • Auditório em Brasília: Localizado no Edifício José Alencar, 512 norte. É utilizado de forma contingencial, caso o Caminhão da Sorte e o Espaço Loterias CAIXA apresentem problemas. Deste modo, não é possível prever sua utilização. Por se tratar de um espaço contingencial, a qualidade da gravação neste espaço pode ser mais simples.

O cronograma com os locais de sorteios é atualizado bimestralmente e está disponível na página: http://www.loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/sorteios.

3- Considerações finais

O processo de sorteio faz parte do escopo das certificações pela Norma de Controle de Segurança da Associação Mundial de Loterias (World Lottery Association Security Control Standard – WLA:SCS) e pelas ISO/IEC 27001, obtidas em 2012 pela CAIXA e renovadas em 2016, que constituem um marco importante para as Loterias CAIXA, além de ser uma exigência do controlador (Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda).

As informações sobre as transmissões dos sorteios estão disponíveis aqui

Fonte: GMB