JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 03:45hs.
Substituindo Gilson Braga

Caixa apresenta Luciano Medeiros de Castro como o novo superintendente da Sualo

Em reunião realizada na segunda semana de dezembro, foi apresentado para a Febralot e sindicatos estaduais o novo Superintendente da Sualo, Luciano Medeiros de Castro, que veio da Superintendência Sul Fluminense. Ele substitui Gilson Braga no cargo. Além disso, o banco estatal confirmou a data de lançamento de novos produtos: Super Sete (Janeiro 2020), Produto Milionário (Previsto para Setembro) junto ao relançamento da Nova Loteca (Junho) e Loteria Federal no TFL (Dezembro/2020).

Castro trabalha na Caixa Econômica Federal há quase 11 anos. Ingressou em 2009 como Gerente Regional até 2016, quando passou para a Diretoria de Rede e na Superintendência de MPE (Micro e Pequenas Empresas) como Gerente de Clientes e Negócios. Em 2017, começou a desempenhar a função de Superintendente Regional no Sul Fluminense onde esteve até agora quando foi promovido a Superintendente da Sualo, substituindo Gilson Braga, quem vinha trabalhando desde 2011 nessa função.

Na mesma reunião, o assessor da Presidência, Celso Leonardo, reportou as reuniões que fez em três estados sobre a recomposição da Rede (Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro). Pediu aos três Presidentes de Sindicato correspondentes que reportassem como foram os encontros em seus estados. Deram feedbacks que os encontros com a CAIXA foram positivos no sentido de que estão respeitando a opinião dos Lotéricos com relação ao programa de Reposicionamento da Rede Lotérica. Há um planejamento onde os encontros entre Lotéricos e Executivos da Caixa serão feitos também nos demais Estados.

O Vice Presidente de Loterias Paulo Ângelo, pediu que os Presidentes dos sindicatos levassem aos Estados que as UL´s que não estão verificando o aumento na venda de jogos como no acumulado geral que verifiquem a gestão do segmento e que se necessário procurem os gerentes de Canais para auxiliá-los. Disse também que o negócio vai muito bem e avançando cada vez mais e que eles querem é que haja um processo de ganho para a Caixa e Lotéricos e que eles querem avançar ainda mais, através de um ambiente de energia positiva.

Sobre os pontos em tratamento nestas reuniões, foi constatado que não houve nenhum  atraso, onde foram repassadas as atividades em andamento para garantir as seguintes datas finais:

  • Super Sete – lançamento em Janeiro 2020
  • Novo Produto Milionário – Previsto lançamento em Setembro/2020
  • Loteria Federal no TFL – Previsto para Dezembro/2020
  • Nova Loteca – Previsto lançamento para Junho/2020
  • Nova Timemania – Sem data prevista para Lançamento.

PL 2981/2019

Altera o Decreto-lei nº 6.259, de 10 de fevereiro de 1944, que dispõe sobre o serviço de loterias e dá outras providências, para estabelecer o teto de R$ 105 milhões para as premiações da Mega-Sena e a previsão de que, em caso de não haver vencedor no sorteio dos seis números, o valor do prêmio seja integralmente distribuído entre os que acertaram a quina. Caixa apresentou os argumentos de perda de arrecadação se o PL de limite de Premio for aprovado, perda de 864 milhões nos concursos de 2136 a 2150.

O Diretor de Loterias Edilson Vianna reportou que a Presidente da Comissão entendeu a problemática da queda de arrecadação e também da falta de compensação para a perda de arrecadação, mesmo assim a Caixa vai tentar tirar da pauta, cada Sindicato de Estado vai pedir para seus deputados que estão na comissão para postergar votações.

Logo, na outra reunião com a GERPA/Canais, foram falados esses temas, entre outros:

Padronização

Mobiliário com padrão de 2012 em diante montados nas Lotéricas atende a exigência da CAIXA. Novas aquisições foram novamente liberadas e devem ser no padrão 2018, o qual em largura de 1,20 m. está homologado.

Para proporcionar melhoria no posicionamento da atendente em relação ao cliente e para proporcionar o trabalho alternado em pé ou sentado, está em desenvolvimento um padrão opcional, onde a altura da mesa do TFL será regulável. Haverá um custo adicional estimado de 30%. Em Janeiro/2020, a CAIXA vai divulgar novo cronograma para que todas as UL´s atendam esse padrão (com ou sem regulagem de altura).

Aposte aqui

Projeto em desenvolvimento pela CAIXA, onde o lotérico poderá deslocar um TFL da sua loja e coloca-lo num ponto comercial num raio de 1 km da sua lotérica. Locais pilotos para avaliação estão sendo definidos, não é obrigatório participar desta experiência de teste de conceito.

Criado grupo com componentes da Caixa e dos Lotéricos através do Whats App para acompanhamento e resolução de dúvidas ou modificações para desenvolver o projeto. Principais dúvidas conceituais serão passadas à Diretoria da Caixa, através da Federação.

Recomposição Rede Lotérica

500 lotéricas foram fechadas nos últimos anos e a CAIXA vai licitar novas para repô-las, mas não nos mesmos locais. 328 posições já foram ratificadas pelas SRs. 83 Municípios estão desassistidos e 81 Não têm Lotérica.

Entre 9 a 18/12 SRs discutem com os sindicatos o plano para a região, se houver consenso, são aprovadas e submetidas a Gerpa para fazer o edital de Licitação. Se não houver consenso, devem ser sugeridos ou avaliados outros locais ou cidades alternativas dentro da SR ou na Região (SRs dentro de uma Superintendência nacional).

Fonte: GMB / FEBRALOT