VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 05:21hs.
José Aníbal Aguirre explica as mudanças

FADJA agora se chama GAT Expo e a edição 2020 vai para Cartagena das Índias

O CEO da 3A Producciones e criador da FADJA, José Aníbal Aguirre, explica nesta entrevista exclusiva os motivos da mudança de nome para GAT Expo Gaming and Technology, a migração da tradicional sede em Bogotá para Cartagena das Índias para a edição 2020 da feira colombiana de jogos e a aliança com a Totally Gaming para oferecer cursos. 'Se o jogo for legalizado, uma grande feira no Brasil seria o próximo passo desse gigante', diz Aguirre.

GMB - A FADJA deixa de de ter esse nome e dá lugar ao GAT EXPO. Quais são os motivos da mudança e o que ela representa?
Aníbal Aguirre -
GAT é a sigla para Gaming and Technology. Trabalhamos com o conceito da FADJA há 21 anos: Feira Americana de Jogos de Azar. Decidimos que era o momento certo para atualizar a marca e dar uma resposta completa sobre o tema, incluindo a tecnologia como elemento fundamental do programa. O GAT EXPO também nos permite crescer em circunscrição, projetando-se do regional para o global.

Para que data o GAT EXPO Gaming & Technology está programado e que novas propostas serão apresentadas?
A GAT EXPO será realizada por dois dias como tem sido tradicional; e nesta ocasião, as datas são 23 e 24 de abril de 2020. A novidade é que, além da exposição, realizaremos pela primeira vez a Semana del Juego a paritr de 21 de abril, começando pelos cursos de treinamento profissional da Totally Gaming Academy. A realização do Colombian Poker Tour, a realização de assembléias gerais dos sindicatos mais importantes do setor na Colômbia e a primeira edição do Premios GAT voltada para a indústria ibero-americana, são outros conteúdos inovadores. Como entretenimento, teremos um combate de artes marciais mistas com o apoio da LFC e da Brave Combat Federation. Além disso, eventos complementares de networking em um cenário literalmente mágico.

Já existem empresas confirmadas?
Claro. Já reservaram seus estandes Gambee, Betconstruct, o Grupo IBC, IGT, Digitain, Even Bet, Ainsworth, Aristocrat, Gold Club, Quinel, PlayN’Go, Betradar, GLI, ICT, JVL, AR Management, Luckia, E Management, IRT, Rivalo, IES, Crane Payment Solutions, Bya Group, Habanero, HBG Latam, VNE, Espresso Games, ASAP, Contrato Humano, Playtech Colombia, Enjambre, Listo Online, Auditplay, Octoplus, Tómbola Online, Recárgame Online, Team Seven. Estamos informando as mudanças, entre outros, com vários expositores relevantes, como Zitro, Novomatic e EGT, que esperamos que possam nos acompanhar.

Além do nome, a sede da feira colombiana de jogos também mudou?
Sim, retornaremos no próximo ano ao nosso local de origem. A FADJA nasceu em Cartagena das Índias em 1999 e retornaremos em 2020 com a GAT EXPO. A feira acontecerá no Centro de Convenções de Cartagena das Índias, https://cccartagena.com, na chamada Cidade Heróica. O entorno e o ambiente que Cartagena oferece são incomparáveis. Entre 2017 e 2018, o crescimento da indústria de feiras na cidade foi de 21,25%, o que a consolida como destino de feiras e congressos, ocupando o primeiro lugar na Colômbia e o quinto na América Latina, segundo a Global Meetings Forecast da Amex 2019. O Centro de Convenções possui ótima infraestrutura para esse tipo de reunião e com todas as instalações necessárias para que nossos expositores superem suas expectativas. Além disso, a eventual descentralização da capital da República é boa e oferece a oportunidade de conhecer e participar de um evento dessa categoria, em outra cidade do país tão amigável quanto Cartagena.

Você também assinou uma aliança com a Totally Gaming? O que esse contrato inclui?
Estamos muito satisfeitos por poder oferecer os cursos de treinamento em nosso evento pela Totally Gaming Academy. Graças a essa aliança com a Clarion Gaming, teremos a mais renomada academia disponível para todos os empreendedores da América Latina, que poderão acessar suas aulas durante o desenvolvimento da Semana del Juego em 2020. Os cursos estão em processo de definição. As pessoas estão ansiosas para conhecer os tópicos e participar das oficinas práticas, aplicando novos conhecimentos aos seus próprios modelos de gestão. Esta é uma grande força da nossa feira 2020.

Como especialista na área, como você analisa o momento do Brasil em relação ao jogo? Você pode imaginar que o Brasil possa ter outra grande feira latino-americana no futuro?
Vemos que o Brasil continua avançando. Esperamos que, até o final do ano, o Congresso aprove o Projeto de Lei que permite a legalização de todos os jogos de azar no país, promovidoo pelo deputado Cardoso Junior. Acreditamos que o jogo é uma atividade que ocorre naturalmente na sociedade e que o Estado deve garantir certos padrões mínimos em benefício de todos os envolvidos: empresários, jogadores e até o próprio Estado, controlando as rédeas do regulamento que impõe. No momento, está próximo o tempo em que a indústria brasileira poderá renovar e consolidar esse grande mercado. O presidente Bolsonaro expressou repetidamente seu apoio à incorporação desse setor à economia formal do Brasil. Se isso acontecer, uma grande feira seria o próximo passo desse gigante.

Fonte: Exclusivo Games Magazine Brasil