SÁB 20 DE ABRIL DE 2024 - 05:21hs.
Entre os dias 7 a 11 de junho

Na semana do GP Brasil de turfe, PMU Brasil relembra sua rica história

O Grande Prêmio do Brasil de turfe foi realizado pela primeira vez no ano de 1933. Desde então se transformou na corrida de cavalos mais importante e tradicional do país, que a cada ano vem conquistando mais e mais apostadores. A PMU Brasil relembra os dados mais importantes da história da competição que move milhões de reais e oferece detalhes das atrações para toda a família previstas para edição deste ano no hipódromo da Gávea.

Quando se fala em Grande Prêmio do Brasil para um público generalista, a primeira coisa que vem à mente da maioria é a corrida de Fórmula 1. Mas, para um outro tipo de público, GP Brasil significa uma corrida completamente diferente, em que pneus são substituídos por quatro patas ágeis e fortes.

Trata-se da corrida de cavalo mais importante e tradicional do país, o Grande Prêmio Brasil de turfe, que a cada ano vem conquistando mais e mais apostadores que veem a competição não apenas como um hobby, mas também como uma forma de ganhar um dinheiro extra.

Sobre o Grande Prêmio do Brasil de Turfe

O GP do Brasil foi realizado pela primeira vez no ano de 1933, no primeiro domingo de agosto. A iniciativa partiu do presidente do Jockey Club Brasileiro da época, Lineu de Paula Machado, que teve a ideia de organizar uma corrida em que somente os melhores cavalos do país poderiam disputar. Ela é considerada uma disputa de galope em solo plano no american style, ou seja, no sentido anti-horário. A pista é gramada e destinada somente para cavalos de raça puro sangue inglês que tenham 3 anos ou mais de idade. A corrida está classificada, oficialmente, como Grupo 1, tanto em solo nacional quanto em internacional.

Cavalo vencedor

A primeira corrida de 1933 foi vencida pelo famoso cavalo brasileiro com nome de Mossoró, criado no Haras Maranguape, em Pernambuco. Mossoró também ficou conhecido por ser o primeiro cavalo brasileiro a ganhar uma corrida em solo estrangeiro (já que ele foi levado para a Inglaterra na temporada seguinte).

Percurso e premiação

Até o ano de 1972, o percurso era de 3000 metros, mas depois foi alterado para 2400, de acordo com os padrões internacionais regentes. A primeira bonificação do GP Brasil, naquele fatídico domingo de 1933, foi de um valor de 300 contos de réis. Hoje em dia, é disponibilizado um total de cerca de R$ 900.000, sendo R$ 500.000 entregues ao vencedor.

Curiosidades sobre a corrida

Em 1959, o cavalo brasileiro Navick bateu o recorde mundial de distância de 3000 metros (que se mantém até os dias atuais). Em 1936, o cavalo uruguaio Cullingham ganhou o título de maior azarão do GP do Brasil ao fazer um rateamento de 717,80 por cada 10,00 que foram apostados. No ano de 2014, o GP Brasil teve como vencedor o primeiro cavalo a ganhar uma corrida com apenas 3 anos de idade recém-completados.

Data da corrida

Entre 1933 e 2014 as corridas eram sempre realizadas no primeiro domingo de agosto. Mas, como uma das premiações do GP passou a ser uma vaga garantida na Breeders’ Cup (festival anual de turfe realizado nos Estados Unidos no mês de novembro), a data foi alterada para o mês de junho, dando ao jóquei e cavalo mais tempo para se prepararem para o festival americano.

Investimentos no GP nos últimos anos

Como mencionado, o Grande Prêmio do Brasil de turfe é uma das corridas mais importantes — se não a mais — do país. Como consequência, algumas empresas que administram corridas de cavalo investiram tanto financeiramente quanto estruturalmente no GP ao longo dos anos. Entre essas empresas está a PMU Brasil, que vem realizando um trabalho inovador para cativar e atrair o público de todas as idades, inclusive os mais jovens.

Para se ter uma ideia, em 2017 o GP do Brasil recebeu o maior investimento de marketing nos últimos 10 anos até então, e uma das grandes responsáveis por isso foi a empresa PMU Brasil. Dentre as diversas ações promocionais e de marketing feitas pela empresa, foram os investimentos em mídias sociais e em letreiros em estações de metrô próximas a cursos e faculdades as que mais se destacaram e inovaram.

Isso porque o objetivo era desmistificar a ideia caricata (e bastante errônea) de que o turfe é constituído por senhores endinheirados fumando charuto e suas esposas usando roupas de grife e chapéus espalhafatosos. Foi nesse mesmo ano, inclusive, que a indicação do traje de passeio completo (tradição que era mantida desde o primeiro GP) para entrar no Jockey Clube Brasileiro caiu por terra, já que agora o traje esporte está liberado para qualquer um que queira assistir às corridas.

Atrações inéditas

No ano passado, a PMU também não poupou esforços para tornar o GP Brasil uma atração divertidíssima para toda a família. Como o evento aconteceu às vésperas da Copa do Mundo, o Jockey Clube Brasileiro permitiu pela primeira vez que o público entrasse com a camisa da seleção brasileira, além de ter transmitido em telões o jogo entre Brasil e Áustria (último do Brasil antes do início da Copa).

Dentre as atrações fora da pista de corrida, chamou a atenção uma deliciosa feira de vinhos chamada de Wine Lovers. Teve também food trucks vendendo risotos e hambúrgueres artesanais. Ademais, as corridas de carrinhos para a família também tiveram uma segunda edição, além de um simulador de turfe e uma mesa elétrica!

GP de 2019

O Grande Prêmio do Brasil deste ano ocorrerá entre os dias 7 a 11 de junho, no hipódromo da Gávea. As atrações divulgadas pela empresa seguirão os moldes dos anos anteriores e o evento terá todos os elementos para ser um verdadeiro sucesso, tal qual nos últimos anos. Além do festival de vinhos, a Wine lover, a PMU Brasil disponibilizará diversas atrações para o público infantil. Para os amantes de esportes haverá também a mais nova modalidade que está fazendo a cabeça da garotada, o futmesa (que é a mistura de futebol, vôlei e tênis utilizando uma mesa com rede resistente à chuva e sol e uma bola).

Este ano também contará com shows com bandas de rock, jazz e blues após as corridas para os amantes de uma boa música. Como visto, O GP Brasil não é apenas uma corrida de cavalo, mas sim um espetáculo de entretenimento e lugar de confraternização de amigos e toda a família.

Fonte: GMB / PMU Brasil