VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 23:53hs.
Carla Sanches, sócia-gerente da CRV Sistemas & Consultoria

“Lotéricas se beneficiarão da legalização sendo o que devem ser casas de jogos!”

(Exclusivo GMB) - Carla Sanches, sócia gerente da CRV Sistemas & Consultoria que atende a rede lotérica há mais de 30 anos, conversou com o GMB sobre a importância dos novos passos dados rumo a legalização do jogo e a venda da LOTEX ressaltando a força que os lotéricos terão em um cenário de jogo legal no Brasil. “Todo e qualquer produto será sempre bem-vindo, desde que ofereça boa rentabilidade para a classe já que ela têm estrutura e público para todos”.

GMB -Qual a sua avaliação sobre a criação e lançamento da Frente Parlamentar Pró-Jogo? Acha que foi um passo importante para aprovação da lei?
Carla Sanches -
Certamente foi um passo importante, pois sem este impulsionamento, o projeto não teria chances de sair do papel. As discussões em conjunto com a Frente Parlamentar Mista por um Brasil sem jogos de Azar permitirão definir assuntos essenciais como fiscalização,arrecadação,custo para a máquina pública e o favorecimento para a sociedade como um todo. São inegáveis os grandes benefícios que essa aprovação traria para o país, desde que seja pautada em responsabilidade pública e desenvolvimento social.

Os lotéricos também tem uma frente parlamentar trabalhando por seus interesses, principalmente pela aprovação do PL 7306/2017. Com base na experiência dos lotéricos, quais expectativas podemos ter com a frente pró-jogo?
Atualmente as Casas Lotéricas detém o poder de registrar jogos oficiais e com a liberação dos jogos, sem que haja um favorecimento da rede, elas perderiam seu público alvo para outros estabelecimentos inclusive para os jogos online. Importante a união das duas frentes para definir a situação das Lotéricas em um novo contexto, favorecendo este negócio que tanto auxilia a sociedade e o governo. Acreditamos que as lotéricas poderão se beneficiar da exploração de jogos no país, se tornando o que realmente deveriam ser: casa de jogos!

Acredita que a classe lotérica poderia se envolver um pouco mais nos trabalhos para a legalização total dos jogos no Brasil? Quais movimentos ela poderia fazer pela causa dos jogos?
Conhecemos a classe lotérica e sabemos que ocorre uma desunião e até arriscamos a dizer uma desilusão com o atual cenário do mercado lotérico, o que pode estar ofuscando a visão de benefícios a médio e longo prazo que a liberação de jogos pode trazer. Acreditamos que a união dos lotéricos com seus sindicatos e/ou associações permitiria a toda classe cobrar por uma maior autonomia em seu negócio, pois possuem um grande potencial para promover o jogo do bicho, máquinas caça-níquel, assim como poderiam disponibilizar a venda de cartões para cassinos, entre outros.

Falando um pouco sobre a LOTEX, o presidente da FEBRALOT em entrevista ao nosso site, manifestou o interesse em poder oferecer as raspadinhas na rede lotérica. Quais os benefícios e os riscos que a venda da LOTEX podem trazer a rede lotérica?
As raspadinhas fizeram parte do dia a dia das lotéricas por vários anos. Acreditamos que independentemente de quem ficará com a LOTEX, com certeza não desperdiçará a atual estrutura e clientela que as lotéricas possuem eque seja um grande benefício para a rede, aumentando seu portfólio de produtos e consequentemente seus ganhos.

Outra polêmica relacionada à LOTEX envolve as loterias estaduais que reclamam da exclusividade da LOTEX oferecida pelo Ministério da Fazenda e afirmam que podem acabar. Nesse debate, qual solução mais interessaria os lotéricos? Só a LOTEX? Só loterias estaduais ou um consenso para oferecer os dois produtos? Como os lotéricos podem participar desse debate?
Raspadinha ou bilhetes, não importa!Todo e qualquer produto será sempre bem-vindo, desde que ofereça uma boa rentabilidade para a classe já que as lotéricas têm estrutura e público para ambos. A classe lotérica poderia e deveria participar ativamente com ideias através de suas Associações e Sindicatos,pois possuem experiência direta com as vendas no mercado brasileiro. Esperamos que a união de todos traga grandes benefícios e um futuro mais promissor para o nosso país.

Fonte: Exclusivo GMB