VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 05:06hs.
A um mês do evento

Paraná tem time pronto para disputar Campeonato Brasileiro de Poker

Já está confirmado oficialmente que Paraná estará entre os Estados presentes no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE), que será realizado entre os dias 27 de julho a 1 de agosto. Disputado em São Paulo, este ano marca a quinta edição do evento que já é tradição no calendário esportivo.

A um mês do evento se realizar, Paraná já tem o time completo – incluindo o treinador. Yuri Martins, Luiz Henrique Kamei, Marcelo Eduardo Correa, Wender Cezar Oliveira, Dayane Kotoviezy e Fernando Ongaratto são os jogadores convocados para este ano. Como comandante, Leandro Balotin Amarula terá a função de guiar os atletas.

No ano passado, Paraná participou com um time de seis, sendo que entre os competidores de agora, apenas Dayane fez parte da equipe em 2016. Na última edição, Paraná ficou com a sexta colocação do evento, atrás de Goiás, Distrito Federal, Rondônia/Acre, Ceará e Santa Catarina, respectivamente.

A missão para conquistar o título deste ano não vai ser fácil, um troféu que os paranaenses ainda não conquistaram. Neste ano, 18 estados participarão do evento, sendo eles: Bahia, Amazonas, Brasília, Goiás, Ceará, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rondônia/Acre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

O evento será disputado em duas fases, algo já tradicional no CBPE. A equipe que somar o maior número de pontos conquista o troféu — no ano passado, os campeões de Santa Catarina conseguiram 95 pontos, dois a mais que o segundo colocado.

O time paranaense tem um elenco de peso para a edição deste ano. O que mais se destaca é Yuri Martins, que em 2015 foi campeão mundial online desse esporte. Acostumado a viajar o mundo disputando grandes competições, "theNERDguy”, como é conhecido, já venceu mais de R$ 1 milhão em premiação neste ano.

Além de Yuri, os outros integrantes do elenco também têm grande currículo. Luiz Henrique, por exemplo, venceu o título estadual em 2016. Já Marcelo Eduardo ganhou a Copa do Paraná neste ano. Dayane tem experiência neste evento e coleciona títulos, enquanto Wender e Fernando também fazem bonito.

Outros nomes muito conhecidos no cenário do poker brasileiro estarão em cena durante o CBPE. Entre eles, está André Akkari, jogador que já conseguiu grandes vitórias no cenário mundial, e que será treinador do time de São Paulo.

Todas as equipes deste ano serão formadas por seis jogadores, um treinador e, pelo menos, uma mulher. O objetivo do torneio é continuar difundindo esse esporte no Brasil. É o que conta Ueltom Lima, presidente da Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH): "Promover o CBPE é um momento especial para nós da CBTH. É um tipo de torneio totalmente diferente, já que a estratégia coletiva se torna importante, em um esporte como o poker, onde as pessoas estão acostumadas a jogarem somente para si na maior parte do tempo”.

Ueltom enfatiza mais a coletividade que esse tipo de torneio desperta nos atletas. "Quando vemos as equipes unidas comemorando cada ponto, mostra a importância de termos um torneio nesse estilo e esperamos que neste ano possamos ter muitas emoções nas mesas novamente”, conclui o presidente.

Para este ano, mais uma vez o CBPE não oferece nenhuma premiação monetária aos competidores. Os melhores colocados ganharão medalhas e troféus.

Nas quatro edições anteriores, nenhum campeão se repetiu. Rio de Janeiro (2013), Amazonas (2014), Rondônia/Acre (2015) e Santa Catarina (2016) já levantaram a taça. 2017 pode ser o ano em que finalmente Paraná conquiste o cobiçado CBPE.

Fonte: GMB / Assessoria Click Medianiera