JUE 28 DE MARZO DE 2024 - 14:53hs.
Diego Matos

Tenista brasileiro é banido para sempre do esporte por manipulação de resultados

O tenista brasileiro Diego Matos foi banido para sempre do tênis profissional e multado em US$ 125.000 depois de ser condenado por várias acusações de manipulação de resultados durante 2018 em torneios da ITF no Brasil, Sri Lanka, Equador, Portugal e Espanha. A equipe de Serviços de Integridade da Sportradar apoiou a Tennis Integrity Unit nesse caso.

Matos também foi condenado a pagar US$ 12.000 recebidos em ganhos em torneios disputados apenas no Equador.

Uma audiência independente anticorrupção descobriu que Matos, de 31 anos, planejou o resultado de 10 partidas de tênis disputadas durante 2018 em torneios da ITF no Brasil, Sri Lanka, Equador, Portugal e Espanha.

Além das acusações de manipulação de resultados, o jogador também foi considerado culpado de não cooperar com uma investigação da Unidade de Integridade do Tênis, pois se recusou a cumprir totalmente os pedidos de fornecer seu telefone celular para exame forense e não forneceu registros financeiros.

"Nossa equipe de Serviços de Integridade se orgulha de ter apoiado a Unidade de Integridade do Tênis neste caso com os relatórios e análises do Sistema de Detecção de Fraude", afirmou a Sportradar na conta oficial da empresa no Twitter .

Matos, que havia sido suspenso provisoriamente do tênis desde 6 de dezembro de 2018, ficou em 373º em duplas, com o ranking de singles mais alto de 580º em abril de 2012.

Fonte: GMB / BBC