VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 23:05hs.
Para estatutos e regulamentos

FPF foca integridade e assina acordo de combate à corrupção com a SIGA

A Federação Paulista de Futebol (FPF) assinou um acordo inédito de cooperação com a SIGA (Sport Integrity Global Alliance), principal entidade do mundo com foco na integridade, boas práticas, fair play financeiro e compliance no esporte. A assinatura ocorreu em Roma, na Itália, e contou com as presenças de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, Franco Frattini, presidente da SIGA, e Emanuel Macedo de Medeiros, CEO da SIGA.

Pelo contrato, a SIGA auxiliará na revisão dos estatutos e regulamentos da FPF para que sejam referência no combate à corrupção no esporte. Haverá ainda um trabalho com os clubes para intercâmbio de melhores práticas de trabalho de integridade e anticorrupção.

O acordo também prevê cooperação e diálogo para promover ações de governança e compliance, com reuniões, eventos, intercâmbio de informações e conhecimentos, workshops, conferências e atividades de pesquisa. Um seminário da SIGA deverá acontecer no dia 22 de agosto, em São Paulo, como uma dessas iniciativas.

Vale lembrar que a Federação Paulista de Futebol já desenvolve um trabalho de integridade desde 2015, em uma parceria com a Sportradar. A partir de agora, torna-se a primeira entidade brasileira a fechar um acordo com a SIGA.

Fonte: GMB/Maquina do Esporte