JUE 28 DE MARZO DE 2024 - 19:15hs.
Alejandro Ortiz, fundador e CEO da Ortiz Gaming

“A divisão Interactive da Ortiz Gaming teve um crescimento exponencial com Triple Mobi”

Fazia bastante tempo que o mercado não ouvia a opinião do brasileiro Alejandro Ortiz, fundador e CEO da Ortiz Gaming. O empresário, sempre uma referência da indústria, escolheu o GMB para romper o silêncio e analisar os efeitos da pandemia, o êxito de seu produto Triple Mobi, que revolucionou a maneira de jogar bingo em um smartphone, seus planos para o futuro e a legalização da atividade no Brasil. “É um momento de buscar alternativas e fomentar novas ideias, nos reinventar!”, assegura Alejandro com muito otimismo.

Alejandro Ortiz começou no ramo de jogos em 1995, quando reinventou a máquina de Bingo e a apresentou em um conceito revolucionário para a indústria, transformando-a em um jogo lucrativo e solicitado. Antes do novo milênio, ele já era pioneiro no setor. Hoje, a Ortiz Gaming é uma das maiores empresas multinacionais do mercado que abrange toda a América do Norte, a Europa, partes da América Latina e a Ásia. Eles oferecem alguns dos melhores produtos do mercado, desde máquinas físicas a plataformas móveis, sempre com novas experiências para os jogadores.

Hoje, o Grupo Ortiz agora aposta fortemente no crescimento da sua divisão Interactive, uma área que está aumentando cada vez mais sua importância dentro da companhia com foco na inovação e na adaptação dos produtos às exigências atuais do mercado. Prova disso é o sucesso da Triple Mobi. “O Triple Mobi foi uma grata surpresa, a alta demanda dos nossos clientes por produtos “fited for mobile” fez com que a nossa empresa pudesse, em um curto prazo, trazer mais uma inovação ao mercado”, assegura Ortiz.

Mas uma reportagem, hoje, com um dos líderes do mercado global de jogos não pode iniciar sem abordar a questão da pandemia do COVID-19, a crise e seus efeitos. Antes de começar a primeira pergunta, Alejandro Ortiz preferiu aproveitar a oportunidade desta entrevista para enviar uma declaração cheia de força e otimismo ao mercado:

"É um momento de buscar alternativas e fomentar novas ideias, nos reinventar! Gostaríamos de deixar uma mensagem de otimismo a todos da indústria, aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e amigos em todo o mundo que de uma forma ou de outra estão juntos conosco enfrentando esse momento difícil para todos. O grupo Ortiz espera que em breve todos nós possamos estar nos encontrando novamente, dividindo nossas conquistas com todos aqueles da indústria e seguir levando alegria e entretenimento através dos nossos produtos"
 

GMB - Como a pandemia de COVID-19 tem afetado o trabalho e os resultados da sua empresa?
Alejandro Ortiz - Estamos vivenciando um momento impar na história da humanidade. É um período muito delicado, em que a grande maioria dos países adotou a quarentena total, e temos um futuro repleto de desafios. São muitas as adversidades atualmente e estamos trabalhando para manter a produtividade em tempos de home office.
Nos adaptarmos a nova forma de relação interna de nossos colaboradores, onde a tecnologia nos tornou ainda mais próximos, é necessário. A preocupação com a manutenção dos postos de trabalho é o nosso principal objetivo neste momento, seguimos com a constante e bem conhecida excelência na atenção aos nossos clientes e usando a tecnologia a nossa favor.

Como analista da indústria em geral, o que vislumbra para o futuro do mercado após a pandemia? Um aumento acentuado dos jogos online e a queda abrupta do físico no mundo? Nascerá uma nova indústria global?
Estamos a todo o vapor no desenvolvimento de novos produtos, tanto na área de landbase, quanto na parte interativa. Novas oportunidades e inovações nascerão nestes novos tempos. Estamos nos preparando para cada vez mais levar entretenimento e alegria aos nossos clientes.

A abertura gradativa e a diminuição de aglomeração de pessoas, serão com certeza uma forma de nos reinventarmos como industria, mantendo a oferta de entretenimento com a devida segurança. Porém, na abertura dos mercados, a área física terá uma grande dificuldade inicial, mas, será momentânea, e a atividade voltará com mais força que no passado, pois a busca por entretenimento aumentará, caberá aos empresários encontrar a melhor maneira para que está volta seja em um menor tempo possível.

A procura por entretimento irá continuar e crescerá ainda mais, pois na relação do trabalho já não será como antes, haverão mudanças e ampliação do trabalho remoto. As pessoas terão mais tempo, e consequentemente buscarão formas de entretenimento. De nossa parte estaremos prontos para oferecer as novas formas de entretenimento para nossa industria.

Como você vê o crescimento da divisão interativa da Ortíz Gaming nos últimos tempos? Especialmente com o Triple Mobi, que revolucionou a maneira de jogar bingo em um smartphone.
A divisão Interactive do grupo já vinha em um crescimento importante nos últimos anos, mas nestas últimas semanas houve um crescimento exponencial. Temos investido em novas formas e tipos de jogos para aumentar nossa oferta de produtos. O Triple Mobi foi uma grata surpresa, a alta demanda dos nossos clientes por produtos “fited for mobile” fez com que a nossa empresa pudesse, em um curto prazo, trazer mais uma inovação ao mercado.

 



Quais outros projetos podemos esperar nessa área, que com os eventos que estamos passando, se torna ainda mais importante dentro da empresa?
Com certeza a área de desenvolvimento do Grupo terá um papel fundamental, seguiremos forte e com o objetivo claro de focar na inovação, procuraremos desenvolver e fomentar oportunidades, como tem sido feito ao longo dos anos.
 


Como brasileiro e por causa das origens da Ortiz Gaming, não podemos deixar de consultá-lo sobre esse mercado. Como, de longe, você vê o retorno da atividade ao país? Surpreende que com o passar dos anos, o Brasil continua a perder a chance de gerar recursos e empregos com o jogo?
Há algum tempo se discute efetivamente a legalização dos jogos no Brasil, acreditamos e esperamos que a agenda do governo possa contemplar um debate mais profundo da atividade ainda esse ano. A geração de empregos deve ser prioridade para qualquer governo, especialmente neste momento ímpar que estamos vivendo com a pandemia de COVID-19.
Temos certeza de que a legalização da nossa atividade no Brasil traria um aumento significativo de novos postos de trabalho em curtíssimo prazo. Sem contar na geração de impostos sobre a atividade que poderá contribuir e muito na contrapartida social fomentando a saúde e segurança pública, por exemplo.

Pelas informações que recebemos, o Presidente Jair Bolsonaro poderia endossar a instalação de cassinos em resorts, mas não o retorno dos bingos e outras atividades. Como você considera que deveria ser a abertura do mercado?
Temos que procurar e nos espelhar em países onde a regulamentação é mais ampla, com regras claras e muita transparência. Assim as empresas podem se sentir seguro em fazer investimentos importantes no Brasil.

O governo tem uma grande oportunidade de fazer a coisa certa, usando modelos de leis que funcionam em outros países, adapta-las a realidade do Brasil, escutar a indústria em seus diversos segmentos, para que façam parte deste processo. Nele não se deve conceder vantagens a determinados seguimentos em detrimento de outros. O Brasil é enorme, com um potencial incrível e há espaço para todos.

Milhares de empregos deverão ser criados, gerando uma cadeia produtiva importante para o país. Na minha visão, deveríamos ter uma legislação que valorize a competição em detrimento ao monopólio.

Com DNA brasileiro, a Ortiz Gaming tem muito a ver com o mercado nacional. Isso é uma vantagem competitiva em relação a outros players que nunca operaram no Brasil?
Acreditamos que na abertura do mercado realmente tenhamos uma vantagem por termos esse DNA. Além disso, temos amplo conhecimento do mercado, tanto nos produtos como, principalmente, na operacionalização. Conhecemos cada região país, cada estado, cada cidade; sempre soubemos analisar e entender o público brasileiro e trabalhamos muito para termos os melhores produtos para o Brasil. Temos certeza que a eficiência e o profissionalismo serão fatores determinantes na possível reabertura do mercado. Os desafios serão grandes para qualquer empresa e certamente o ambiente competitivo deverá prevalecer, fazendo com que as empresas mais preparadas se destaquem.

Quais são os planos da empresa para continuar inovando e conquistar mais mercado em 2020 e 2021?
O mundo está em constante evolução, e consequentemente, a nossa indústria também acompanha este processo. Nossa empresa tem sempre se mantido na vanguarda durante esses anos. O forte investimento em tecnologia tem levado o nosso grupo a lançar produtos que se tornam referência no mercado por suas características e principalmente pelos resultados obtidos. A rapidez em identificar e reagir à evolução dos mercados, serão fundamentais para o crescimento sustentável do nosso grupo nos próximos anos.

Fonte: Exclusivo Games Magazine Brasil