VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 17:18hs.
Anuncio do presidente Pedro Sánchez

Oficial: LaLiga de Espanha voltará na semana de 8 de junho

Pedro Sánchez, presidente da Espanha, anunciou neste sábado que a competição será retomada em 8 de junho. Há onze rodadas para serem disputadas. As questões relativas ao calendário ainda não foram esclarecidas. “A bola vai voltar a rolar com garantias para os futebolistas', assegurou Sanchez. O futebol voltaria na próxima sexta-feira, 12 de junho, com um prato forte, o clássico entre Sevilla e Betis. As casas de apostas aguardavam esta notícia com grande expectativa.

O presidente Pedro Sánchez anunciou neste sábado, em sua aparição semanal sobre a crise do COVID-19, que a LaLiga será retomada a partir de segunda-feira, 8 de junho.

"Com o apoio do Conselho Superior de Esportes, foi dada luz verde para que a liga de futebol profissional seja realizada novamente, a partir de 8 de junho", disse Sánchez.

A LaLiga e o sindicato majoritário de jogadores, AFE, se encontraram nesta sexta-feira para finalizar os detalhes do retorno da competição, visando a semana mencionada às custas da aprovação do Ministério da Saúde.

Faltam onze rodadas e as questões relativas ao calendário ainda não foram esclarecidas, já que a LaLiga e a Federação Espanhola mantêm diferenças sobre a disputa de jogos às segundas-feiras.

Também deve ser resolvido ainda se os jogadores serão confinados por razões sanitárias, já que os clubes se opõem a concentrações em hotéis ou instalações esportivas por semanas.

Assim sendo, com as datas confirmadas que Tebas planejava para retomar a competição, a LaLiga e AFE se reunirão na próxima semana para entrar em acordo com os pontos em aberto.

A Liga espanhola está interrompida desde 12 de março, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, quando, após 27 jornadas, o bicampeão FC Barcelona liderava a prova, com 68 pontos, mais dois do que o Real Madrid.

“Luz verde para que, a partir da semana de 08 de junho, se retome La Liga e as competições desportivas mais importantes”, referiu Sánchez, acrescentando que “a bola vai voltar a rolar” com garantias para os futebolistas.

O regresso do campeonato espanhol vai ocorrer depois da I Liga portuguesa, que está marcado para 03 de junho, e de o Alemão já ter sido retomado, em 16 de maio, com fortes restrições.

Depois da Bundesliga, a Espanha torna-se no segundo país das cinco Ligas europeias de topo a agendar os últimos jogos da temporada 2019/20, enquanto ingleses e italianos ainda aguardam ‘luz verde’ dos respetivos Governos e autoridades sanitárias locais para definir o calendário remanescente. A pandemia já levou ao cancelamento dos campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia.

Fonte: GMB