VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 19:00hs.
FERJ terá nova reunião hoje

Prefeito do Rio autoriza volta do Campeonato Carioca e primeiro jogo pode ser quinta-feira

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou nesta terça-feira (16), a segunda fase da flexibilização das medidas restritivas na capital fluminense, entre elas está o retorno das competições esportivas, com portões fechados. Antes desse anúncio, a federação carioca de futebol, a FERJ, se reuniu nesta segunda-feira (15) e chegou a marcar o jogo de volta do Campeonato Carioca para quinta-feira (18), mas, se encontrará novamente nesta noite para tomar uma decisão final sobre o assunto.

O próprio prefeito Marcelo Crivella afirmou que, dessa forma, o Campeonato Carioca poderá ser retomado em dois dias, ou seja, a partir desta quinta-feira (18). A decisão final, no entanto, cabe à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e aos clubes.

Na noite de segunda-feira (15), também houve uma reunião virtual do Conselho Arbitral do torneio, que contou com a participação da FERJ e dos clubes que disputam a primeira divisão do torneio. No encontro, foram discutidas sugestões de datas para o retorno. Por maioria de votos, a ideia de reiniciar o Cariocão com Bangu x Flamengo nesta quinta-feira (18) foi aprovada. O Conselho será retomado nesta terça-feira (16), às 20h

Apesar da empolgação demonstrada por torcedores de diversos times cariocas nas redes sociais, Botafogo e Fluminense prometem criar empecilhos na reunião, indo à Justiça se for preciso, uma vez que sempre demonstraram ser contra a volta imediata.

Há algumas semanas, quando os presidentes de Flamengo e Vasco estiveram em Brasília (DF) para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro, Bota e Flu criticaram a reunião e se colocaram contrários ao retorno pelo fato da cidade do Rio de Janeiro ainda passar por uma situação grave em meio à pandemia do coronavírus.

Até o momento, o único Estadual com data já marcada para a retomada é o Catarinense, previsto para 8 de julho. Caso o Carioca realmente volte nesta quinta-feira (18), será um caso único no mundo. Isso porque o campeonato seria reiniciado apenas duas semanas após o pico de mortes por Covid-19 no estado, enquanto os países mais afetados demoraram 70 dias em média.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio de Janeiro tem 80.946 casos confirmados e 7.728 mortes em consequência do Covid-19. Se fosse um país, o Rio seria o 13º com maior número de mortes pela doença em todo o mundo.

Fonte: GMB/ Maquina do Esporte