MIÉ 24 DE ABRIL DE 2024 - 18:58hs.
BIS 2021 / Cyber Security

Investir em segurança é fundamental em mundo de empresas e pessoas cada vez mais digitais

O segundo painel do dia no BIS – Brazilian Igaming Summit tratou da segurança da informação no mercado de jogos e apostas. Moderado por Leonardo Baptista, CEO da Pay4Fun; com Gilson Banin, da Microsoft, o debate mostrou a importância de boas práticas para proteção de dados, uso de tecnologias como o armazenamento de dados na nuvem e da nova lei de proteção de dados em vigor no Brasil.  

A conversa entre os especialistas começou tratando a importância do uso da tecnologia de armazenamento na nuvem para o mercado de jogos. Gilson Banin, da Microsoft, elencou alguns pontos positivos dessa prática.

“É importante ter a noção do alcance do uso das nuvens porque o jogo online não se restringe a um único país. Quem investe em uma plataforma dessas deseja alcançar milhões de jogadores. Os grandes provedores de nuvem têm presença nos cinco continentes e isso permite que o jogador e tenha uma experiência rápida, sem delay. O principal benefício é relação a segurança em si, pois, quando você contrata um serviço de nuvem, deixa de ser 100% responsável pela sua plataforma, passando a compartilhar o ambiente e a responsabilidade dele com o provedor”, disse Gilson Banin.

 

 

Leonardo Baptista revelou um dado apontando que os cyber crimes cresceram 320% entre fevereiro de 2020 e agosto de 2021, mostrando o quanto esse assunto é importante a vida de todos: “As empresas e as pessoas são cada vez mais digitais, então, isso faz com que estejamos mais expostos e ao mesmo tempo mais vulneráveis. Existe um estudo que mostra que a cada dia nós temos mais 10 mil novas vulnerabilidades em tecnologia. O crime digital tem a facilidade de realizar um ataque de qualquer lugar do mundo".

"Nós, brasileiros, temos uma polícia digital muito bem servida, mas, o crime digital tem a vantagem de usar técnicas cada vez mais avançadas e agora também a tendência de o criminoso influenciar o seu colaborador e facilitar movimentos dentro da sua empresa”, afirmou Baptista.

Gilson Banin também ressaltou a importância do investimento na qualificação profissional de quem atua na área de segurança digital. “Não apenas no Brasil, mas, em todo o mundo; não se encontra profissionais qualificados para atender a demanda que o mercado está tendo. Tanto que os grandes fornecedores de nuvem, a Microsoft é uma delas, tem treinado gratuitamente, formado analistas, técnicos e gerentes”.

O último assunto a ser tratado pelos debatedores foi a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais que entrou em vigor recentemente no Brasil. Para Baptista, ela tem trazido potência para as empresas ainda que não tenha feito sanções e que é preciso estudá-la.

 

 

“Recomendo a todos que levem esse tema para dentro de casa, tenham um escritório especializado nesse tema porque a lei precisa ser traduzida já que foi feita para o mundo tecnológico”, conclui Baptista.

 

Fonte: GMB

Galería de fotos