JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 12:53hs.
CCO da Pariplay, Enrico Bradamante

“Não espero que a regulação no Brasil tenha efeito bola de neve e abra comportas na América Latina”

Enrico Bradamante, Diretor Comercial da Pariplay, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa de rádio iGaming FM, na qual falou sobre os próximos planos e ambições da empresa, a flexibilidade e vantagens do modelo de agregação e as diferenças e peculiaridades entre os mercados latino e norte-americano. “Não espero que a regulamentação no Brasil tenha um efeito bola de neve porque cada município tem sua própria jornada. Acho muito parecido com o que aconteceu na Europa e o que está acontecendo nos Estados Unidos”, disse o executivo.

iGaming FM - Você é uma figura muito experiente e conhecida na indústria. O que havia na Pariplay e no estágio de desenvolvimento em que a empresa se encontra que a tornou uma boa opção para você ingressar?
Enrico Bradamante -
Bom dia, Matt! Olá pessoal! Aqui é o Enrico e entrei para a Pariplay há um mês, então ainda é muito, muito recente. O que eu amo e me emociona na Pariplay é o momento em que estou me juntando e o fato de sermos um agregador. Na verdade, somos o agregador líder presente em muitos mercados regulamentados diferentes e ser um agregador nos dá um ponto de vista fantástico, uma perspectiva fantástica sobre toda a indústria, tanto do ponto de vista do operador, quanto do fornecedor, do ponto de vista do fornecedor.

Acho isso muito empolgante e a Pariplay é uma empresa que tem 10 anos, agora vem acelerando, hiper crescendo em relação ao resto do mercado e agora está em um estágio onde o crescimento que estamos tendo, precisa escalar ainda mais do ponto de vista da organização. Então, estou muito animado por me juntar ao Adrian e à equipe neste momento e trazer minha experiência para fazer a diferença e permitir que a Pariplay continue a crescer no ritmo que mostrou nos últimos anos.

Como você avalia trabalhar sob o guarda-chuva da Aspire Global e que vantagens essa relação apresentou para o progresso da Pariplay?
A Aspire Global é uma fantástica empresa do grupo, no entanto as entidades que fazem parte do grupo Aspire Global operam de forma muito independente. De fato, a própria Pariplay tem uma marca própria, é uma entidade própria e operamos em diferentes mercados e em diferentes áreas da cadeia de valor. Há grandes sinergias e aproveitamos as sinergias, mas a filosofia da Aspire Globe com a Pariplay e com a BtoBet é deixar as empresas continuarem a ter a sua própria identidade de marca, os seus próprios focos comerciais, os seus próprios focos de produto e permitir desenvolver as sinergias onde faz sentido comercial e de produto.

Olhando especificamente para a América Latina, você é relativamente novo no mercado, mas fez vários movimentos recentes lá. Qual é o potencial da região para plataformas de agregação e estúdios de jogos?
A América Latina é uma grande oportunidade para a Pariplay e para a indústria em geral. Existem vários países que já foram regulamentados e outros que estão em processo de regulamentação. Como tal, é um mercado de crescimento relativamente empolgante e potencialmente muito grande para qualquer pessoa e nós, na Pariplay, o identificamos como um mercado estratégico onde estamos colocando um foco comercial específico e foco no produto. Contratamos um especialista de mercado da América Latina que começou conosco há cerca de um mês. O nome dele é Jorge e estamos criando um pacote específico de conteúdo, de conteúdo de jogos de fornecedores selecionados que temos em nosso portfólio.

Temos mais de 80 fornecedores de conteúdo e vamos criar este pacote que tem tanto fornecedores de nível 1 com conteúdo de nível 1, mas também, e isso é algo que agregadores como a Pariplay podem realmente trazer, alguns fornecedores locais, alguns fornecedores de, por exemplo, conteúdo baseado em terra que é muito popular nesses mercados, nesses territórios, mas que não é necessariamente conhecido internacionalmente pelas grandes empresas globais. Essa flexibilidade, a flexibilidade técnica e a flexibilidade comercial que trazemos com nosso modelo, além das certificações e licenças que temos e que obteremos, colocam a Pariplay em ótima posição para desenvolver ainda mais o mercado.

Muitos olhos estão voltados para o Brasil, esperando que a regulamentação seja finalmente implementada. O mesmo vale para muitos outros países além da Colômbia. A regulamentação na América Latina continuará a ser implementada muito lentamente ou você acha que, uma vez que as principais regiões comecem a se comprometer, outras o seguirão rapidamente?
Espero que a regulamentação em geral aconteça mais rapidamente. Acho que esse é o desejo e o sonho de todos, seja na América do Sul ou na América do Norte e, por sinal, temos um foco semelhante na América do Norte, bem como uma empresa. Agora, no que diz respeito ao Brasil, isso está em andamento há algum tempo. Eu não espero que isso crie um tipo de efeito bola de neve. Acho que cada país tem sua própria jornada e penso de forma muito parecida com o que aconteceu na Europa e o que está acontecendo nos Estados Unidos em que cada estado ou cada país tem sua própria jornada, sua própria jornada política, e eles acabarão introduzindo regulamentação quando for a hora certa para eles.

Não espero que a regulamentação no Brasil tenha um efeito bola de neve e abra as comportas. Eu acho que será progressivo e, novamente, se você olhar para a Europa e traçar paralelos, países importantes como Holanda ou Alemanha estão regulamentando apenas agora, provavelmente 10 anos depois de países como a Itália terem regulamentado os primeiros. Vai levar algum tempo. Esta é a minha expectativa, mas é claro que espero que isso aconteça rapidamente.

Os mercados da América Latina geralmente serão mais fáceis de entrar do que os estados dos EUA para provedores como a Pariplay, já que as operadoras podem não ter recursos para desenvolver suas próprias tecnologias proprietárias?
Potencialmente, sim. Além disso, o fato de que se pode entrar com uma oferta pontocom na América Latina atualmente, enquanto isso não é possível nos EUA. Acho que isso está tornando a América Latina potencialmente uma adoção mais rápida ou um mercado de crescimento mais rápido. Os EUA são poderosos, é claro, e há muito foco nos EUA e em vários estados e quando eles regularão. Mas com certeza o fato é que temos, como Pariplay, uma pilha de tecnologia que é moderna, comprovada e regulamentada que vai permitir que as empresas que estão na América Latina tenham uma solução técnica pronta. Então eles sempre têm a opção de desenvolver sua própria pilha de tecnologia e ser mais independentes ou confiar em agregadores para complementar os negócios diretos que podem fazer com os fornecedores de nível 1.

Espero que seja uma mistura e talvez comece com uma empresa como a Pariplay para toda a sua oferta de produtos, porque podemos começar muito rapidamente e, eventualmente, à medida que eles crescem e os negócios progridem e avançam. Acho que essa é a jornada inevitável que alguns desses operadores maiores acabarão fazendo alguns negócios diretos com os fornecedores maiores de nível 1, mas teríamos cumprido nosso papel na cadeia de valor e feito bons negócios para todos.

Fonte: iGaming FM