SÁB 18 DE MAYO DE 2024 - 08:48hs.
Alejandro Revich, CEO

"BIS é o lugar ideal para apresentar as soluções de bingo e loteria da End 2 End no Brasil"

O Brasil sempre foi prioridade para a End 2 End. Por isso, o especialista latino-americano em bingo escolheu apresentar no Brazilian iGaming Summit sua nova plataforma de jogos de loteria para pontos de venda, um produto revolucionário para este mercado. Em entrevista exclusiva ao GMB, Alejandro Revich, CEO da End 2 End, antecipa os planos da empresa no país, onde já trabalha em conjunto com a PlayBonds, e suas soluções exclusivas para operadoras.

No BiS, a empresa apresentará seus novos produtos, em meio ao avanço da regulamentação do setor no mercado brasileiro, e com forte impulso regional para os jogos online. "O Brasil vive um momento muito especial, não só pelo processo de legalização do jogo online, mas também pela regulamentação das loterias estaduais. Queremos estar presentes no BiS e informar o mercado e seus operadores sobre as diferentes soluções que a End 2 End pode oferecer", destacou Revich. Cabe destacar que 25% da empresa foi adquirida há alguns meses pela Aspire Global, o que lhe deu um enorme impulso.
 

Games Magazine Brasil - Para os leitores do GMB, conte-nos no que a End 2 End é especializada, quais mercados vocês atendem e com quais operadoras trabalham?
Alejandro Revich -
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao GMB por esta oportunidade de contar a seus leitores com mais profundidade sobre nossa empresa. A End 2 End é especializada no segmento de jogos de bingo e loterias, daí o nosso slogan “THE BINGO MULTIPLAYER EXPERT”. A equipe End 2 End tem quase 20 anos de experiência trabalhando na indústria de bingo online, especialmente no Reino Unido e Espanha.

Desde o nosso lançamento em 2019, desenvolvemos uma tecnologia completamente OMNICHANNEL, que se adapta a qualquer necessidade comercial que os diferentes operadores possam ter hoje. Atualmente, fornecemos para muitas das operadoras mais importantes da região (LATAM), como a Betplay na Colômbia, Apuesta Total no Peru, Playbonds no Brasil, Aposta.la no Paraguai e várias outras.


Que expectativas a empresa tem para os países que pensam em regular o jogo online, como Argentina com a abertura da Cidade e Província de Buenos Aires, Peru, entre outros?
Nossas expectativas são as melhores. A plataforma da End 2 End já está certificada pela GLI-19, e atualmente já possuímos licença e/ou certificação em várias jurisdições (Colômbia, Reino Unido, Gibraltar, Isla de Man) e recentemente fomos licenciados pela LOTBA para operar na Cidade de Buenos Aires.

Estamos atualmente em processo de obtenção de nossa Licença ou Certificação em jurisdições como Malta (MGA), Portugal, Holanda e Dinamarca; marcando claramente que queremos poder fornecer em todas as jurisdições regulamentadas do mercado atual.

O Peru não será exceção. Atualmente fornecemos uma solução para pontos de venda, mas em breve estaremos também online, com o qual, se o jogo online estiver regulamentado, procederemos da mesma forma que fizemos em outros países.


Que balanço você faz das feiras em que participou e como foi para você especialmente? Em seu roteiro de 2022, planeja participar de mais eventos do setor?
2022 começou muito 'agitado' para nós. Acho que, como a maioria das empresas, após dois anos de pandemia, todos tivemos a necessidade de voltar a ter contato com nossos clientes, colegas e a indústria em geral. Em março estivemos no México apresentando nossa plataforma OMNICANAL. Depois estivemos na SAGSE LATAM, com muita gente em nosso estande e onde fizemos um balanço bastante positivo.

Em abril, tivemos estande próprio na ICE London, onde fomos um dos poucos provedores de conteúdo da América Latina a expor no maior evento do setor, novamente com um saldo muito positivo.

Em nosso roteiro, nosso próximo evento será o BIS (Brazil iGaming Summit), em São Paulo nos dias 28 e 29 de junho. Sem dúvida, o Brasil é um dos maiores e mais importantes mercados para nossa empresa, não só no bingo, mas também nesse processo de regulação que as diversas loterias estaduais estão realizando. Depois do Brasil, vamos nos sentar para planejar o segundo semestre. Mas com certeza a ideia será poder estar presente nos principais eventos e mercados.

 

 

Recentemente, a End 2 End abalou o mercado com a notícia da aquisição de 25% da empresa pela Aspire Global. Como cada uma das duas partes se beneficia dessa negociação? Quais são as principais virtudes que você acha que a Aspire viu na End 2 End para investir?
Todos sabem o tamanho e o alcance da Aspire Global em nossa indústria, e agora muito mais desde que foi adquirida pela NeoGames. Não tenho dúvidas de que nosso 'acordo' com a Aspire Global foi estratégico para ambas as partes. Tendo em conta que a End 2 End é uma empresa relativamente nova, aumentou muito a nossa abrangência internacional, dando-nos a possibilidade de chegar a mercados e operadores que naturalmente não estavam ao nosso alcance.

Do lado da Aspire Global, ficou muito claro que um dos seus principais objetivos sempre foi cobrir ao máximo toda a cadeia de valor de iGaming, e com esta transação, eles incorporaram o bingo em sua já ampla gama de serviços.

Principais virtudes? Sem dúvida nossos anos de experiência neste segmento da indústria, certamente nossa novíssima tecnologia multiplayer, mas também quero acreditar que tem sido a filosofia da nossa empresa.


Essa venda de um percentual modificou de alguma forma os objetivos de sua empresa? Expandir para a Europa e os Estados Unidos agora é algo mais ao alcance com o apoio de um gigante como a Aspire Global?
Claramente sim. Um dos objetivos deste 'negócio' sempre foi nos tornarmos o provedor de bingo para todos os clientes/operadores do grupo. Sem dúvida, a Europa e os Estados Unidos estão mais ao alcance, e você já pode ver na lista de jurisdições que mencionei em uma das perguntas anteriores. É definitivamente um processo, que levará tempo, da mesma forma que empresas como BtoBet e Pariplay, adquiridas pela Aspire Global antes, fizeram.


Qual a importância do Brasil no horizonte da sua empresa? Você acompanha de perto as notícias sobre legalização como a recente aprovação pela Câmara dos Deputados de uma lei ampla para todos os jogos de azar?
O mercado de jogo na América Latina cresceu muito nos últimos anos, principalmente o segmento online. Menos os processos regulatórios na região. As regulamentações vêm em um ritmo muito mais lento do que o esperado e, em alguns casos, com alguns obstáculos e problemas.

No caso particular do Brasil, estou muito otimista de que a regulamentação virá muito em breve. Não há dúvida de que todos os atores do setor já internalizaram que a legalização do jogo é fundamental e algo realmente necessário.

Por outro lado, o Brasil é um mercado muito importante para a End 2 End. É um dos gigantes da região e, além disso, é um país com longa tradição em salas de bingo e jogos de bingo. Estamos prontos para atender todos os tipos de operadores e os diferentes níveis de demanda que eles nos apresentam.


O setor de loterias no Brasil também vive um período de crescimento depois que o Supremo Tribunal Federal acabou com o monopólio da Caixa e abriu as portas para as loterias estaduais. Como a End 2 End não é apenas bingo, você tem interesse em oferecer e apresentar seus serviços para consórcios que almejam licenças nestas modalidades?
Claro que sim. Embora a End 2 End seja conhecida por suas variantes nas plataformas de bingo, lançamos recentemente no mercado uma plataforma de jogos de loteria para pontos de venda. Nesta plataforma, as mais variadas opções de jogos de loterias podem ser configuradas, podendo ser operadas tanto com sorteios físicos quanto através do nosso RNG. Acho que o BiS pode ser um espaço muito bom para mostrarmos nossa nova plataforma ao mercado brasileiro.


Você está considerando acordos com empresas para incorporar seus produtos no mercado brasileiro? Você recebe muitas operadoras interessadas em adotar sua tecnologia no Brasil?
Sim, temos alguns acordos em andamento e algumas implementações em andamento. Ficamos muito impressionados com o número de operadores brasileiros que vieram ao nosso estande na ICE London.


Em tempos passados, o bingo estava na moda no Brasil. Você acha que seu produto será ideal para o público desse mercado? Qual seria o seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes?
Completamente perfeito. Nossa tecnologia é 100% web, HTML5 e 'responsiva', permitindo que os jogadores interajam de qualquer tipo de dispositivo. O 'omnichannel' permite ao operador organizar jogos online, jogos físicos e jogos mistos. Uma plataforma 100% paramétrica, que permite implementar qualquer estratégia de negociação e qualquer estratégia de bingo. Como dizemos aos nossos clientes: "não adapte o seu negócio à plataforma, mas deixe que a plataforma se adapte ao seu negócio".


A lei de que trata o Congresso também pretende legalizar o jogo do bicho, modalidade mais jogada pelos brasileiros. Você acha que a End 2 End também poderia desenvolver algo para jogar online?
Sem sombra de dúvida. Vemos o jogo do bicho como mais uma variante de um jogo de loteria, e poderia facilmente ser incluído em nossa Plataforma de Loterias.


Quais projetos e objetivos a empresa definiu para o restante de 2022?
Continuar crescendo, como temos feito nos últimos anos. Temos muitos desafios e objetivos pela frente, mas ao mesmo tempo temos uma equipe altamente treinada e com muita experiência para alcançá-lo.


Fonte: Exclusivo GMB