VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 16:23hs.
22 anos no mercado financeiro

Pay4Fun nomeia Camila Caresi como diretora de riscos e compliance

A Pay4Fun, maior empresa do segmento de métodos de pagamento no setor de entretenimento e jogos, acaba de nomear Camila Caresi como diretora de riscos e compliance. A nova executiva soma mais de 22 anos de carreira na área financeira com atuação em governança corporativa, gestão de riscos e controles, entre outras atividades.

Camila Caresi, especialista na área de riscos e compliance, com vasta atuação em grandes players do mercado financeiro no país, acaba de ser nomeada como diretora de riscos e compliance da Pay4Fun.

Com mais de 22 anos de carreira, Camila participou ativamente em projetos de transformação e inovação nos setores de governança corporativa, gestão de riscos, controles internos, auditoria interna e compliance.

Apaixonada por liderar e conectar pessoas, a contratação da profissional representa um grande passo para a Pay4Fun e, para marcar esse momento, a empresa conversou com a nova diretora sobre projetos e expectativas dela em relação ao trabalho na Fintech 100% brasileira que tem crescido de maneira acentuada em um curto período de quatro anos de existência.

Conte um pouco sobre como iniciou seu trabalho na área de compliance em instituições financeiras.
Iniciei a minha carreira em 2004 em uma instituição financeira e, ao longo dos anos, adquiri muito conhecimento do setor financeiro e construí minha trajetória profissional nas áreas de riscos e auditoria interna. 

Em 2019, já consolidada profissionalmente, fui protagonista e me desafiei a conhecer uma visão de riscos que eu ainda não tinha experimentado: o Compliance! Assumi a Superintendência de Compliance Regulatório e Risco Reputacional da mesma Instituição e desbravei esse mundo interessantíssimo e amplo que é o compliance.

A vontade de conhecer novos negócios me trouxe até a Pay4Fun, onde posso contribuir com toda a minha experiência e conhecimento, para o aprimoramento do ambiente de controles e diligência, não só da empresa, mas como de todo o ecossistema financeiro.

Em termos gerais, qual é exatamente o papel de uma Executiva de Riscos e Compliance?
O principal papel do Executivo de Riscos e Compliance é garantir que todos os procedimentos da organização, assim como todas as diretrizes regulatórias pertinentes ao negócio, sejam cumpridos e que todos os riscos sejam mapeados e efetivamente controlados.

Na prática, é o Executivo de Riscos e Compliance quem tem o objetivo assegurar a governança corporativa, promover e monitorar a cultura e conduta ética de todos os colaboradores, parceiros e clientes, além de criar e colocar em prática um programa de Compliance, assegurar a eficiência de controles preventivos e certificando que todas as operações da empresa estejam em conformidade com as políticas internas e exigências regulatórias.

Gosto de dizer que, em conjunto com todo meu o time, sou a guardiã da boa conduta e da reputação da empresa e dos colaboradores, assegurando que não estejamos expostos ou suscetíveis a riscos vinculados a falta de ética e integridade, corrupção, crimes financeiros como lavagem de dinheiro, falha de processos, ou a qualquer descumprimento de obrigações que são cabíveis a uma instituição de pagamento regulada. 

Tendo em vista o crescimento acelerado da Pay4Fun e autorização da empresa pelo Banco Central do Brasil, qual a ação da área de compliance na dinâmica da empresa?
O compliance tem um papel fundamental nessa nova fase da Pay4Fun, afinal, é nosso papel ser mediador de novos negócios e, ao mesmo tempo, assegurar responsabilidade social, integridade e crescimento ético e sustentável da instituição.

Nossa área é e será a grande aliada da alta administração e de todos os colaboradores da empresa, orientando, treinando e aculturando sobre a boa conduta e as diretrizes a serem seguidas no que tange a gestão de riscos, governança, relacionamento com clientes e parceiros, diligência nos negócios e na atuação profissional de cada colaborador, no relacionamento com o Regulador, com concorrentes e demais stakeholders. 

De forma independente, mas com muita parceria, seguiremos prezando pela diligência, proteção de nossos administradores e acionistas, com foco no cliente e alavancagem de negócios, garantindo que fazemos o certo e preservando a boa imagem da nossa instituição.

Quais as perspectivas que você projeta para a Pay4Fun nos próximos anos?
Projeto um crescimento ético, sólido e sustentável, com muito apetite para ampliar negócios, muita diligência, cumprindo com nossas obrigações como Instituição regulada e contribuindo positivamente para o nosso setor de atuação.

Importantes marcos para a Pay4Fun em 2022

Além do desenvolvimento de diversos produtos e serviços, a empresa soma dois eventos muito significativos em sua trajetória neste ano.

A Pay4Fun tornou-se a primeira instituição de pagamento que atua no segmento de entretenimento online a receber autorização do Banco Central do Brasil.

Além disso, a companhia recebeu uma nova rodada de investimentos com o apoio da FGo Advisors. Desta forma, a Appleton Capital, empresa de gestão de investimentos europeia, com foco em private equity e em empresas de alto potencial, tornou-se o segundo acionista europeu a ingressar na Pay4Fun.

Seja muito bem-vinda, Camila Caresi. Certamente, sua chegada é um importante acontecimento em nossa organização. Go Camila! Go Pay4Fun!”, destacou a empresa em seu blog.

Fonte: Blog Pay4Fun