MIÉ 24 DE ABRIL DE 2024 - 23:12hs.
US$ 10 milhões

COI assume financiamento para combater manipulação nas Olimpíadas

O Comitê Olímpico Internacional (COI) alocou um novo fundo de US$ 10 milhões por Olimpíada para ajudar a prevenir a manipulação de competições e eventos nos Jogos. Os recursos serão disponibilizados à Unidade de Prevenção à Manipulação de Competições do Movimento Olímpico (OM Unit PMC) para reforçar o monitoramento em torno dos Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos da Juventude.

O COI disse que o novo fundo também expandirá o número de eventos monitorados organizados por Federações Internacionais (IFs) e organizadores de eventos multiesportivos, bem como consolidará as atividades mundiais de educação e conscientização da OM Unit PMC.

Estabelecido em 2017, o OM Unit PMC trabalha com o Movimento Olímpico, bem como com partes interessadas externas, incluindo governos, autoridades policiais e entidades de apostas esportivas, para combater a manipulação nos esportes olímpicos.

A Unidade estabeleceu regras modelo, uma campanha de conscientização e um sistema de inteligência para todo o Movimento Olímpico. Seu trabalho é baseado em uma estratégia de três pilares de regulamentação e legislação, conscientização e capacitação e inteligência e investigações.

O próprio COI atua na prevenção da manipulação da competição desde 2006 e em 2015 criou o Código do Movimento Olímpico sobre a prevenção da manipulação de eventos.

A mais recente edição dos Jogos Olímpicos de verão aconteceu em Tóquio, no Japão, em 2021, um ano depois do planejado devido à pandemia de covid-19. Os próximos Jogos de Verão serão sediados em Paris no próximo ano.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 foram realizados em Pequim, na China, com a próxima edição ocorrendo nas cidades italianas de Milão e Cortina d'Ampezzo.

Fonte: iGB