A CONMEBOL é a entidade que rege o futebol internacional na América do Sul e já possui uma parceria com a MEDIAPRO para o árbitro assistente de vídeo (VAR). Já utilizado na Premier League inglesa e na Pro League belga, o SAOT da Genius Sports estará em ação nas próximas:
* Final da Copa Sul-Americana
- Club Atlético Lanús x Atlético Mineiro, sábado, 22 de novembro, Estádio Defensores del Chaco, Assunção, Paraguai.
* Final da Copa Libertadores
- Palmeiras x Flamengo, sábado, 29 de novembro, Estádio Monumental, Lima, Peru.
Em preparação para as duas finais, a Genius Sports instalou suas câmeras de visão computacional nos dois estádios, permitindo a captura de dados de rastreamento em malha.
O GeniusIQ – plataforma de dados esportivos e IA de última geração da Genius Sports – aplicará aprendizado de máquina avançado à grande quantidade de dados de rastreamento, automatizando o ponto de pontapé inicial e alertando os operadores do VAR da CONMEBOL quando ocorrer um impedimento.
Em seguida, fornece uma renderização 3D nítida mostrando o plano exato do impedimento, eliminando a necessidade de linhas manuais e fornecendo uma visualização da decisão com o melhor ângulo possível em segundos.
A tecnologia da Genius Sports ajudará a aumentar a velocidade, a eficiência e a precisão das decisões de impedimento nas duas finais, economizando tempo valioso e ajudando a manter o fluxo natural do jogo.
“O GeniusIQ está se tornando rapidamente o sistema operacional do futebol mundial, e estamos muito satisfeitos em equipar a CONMEBOL com nossa tecnologia SAOT líder mundial nessas duas finais”, disse Harry Lennard, head de arbitragem da Genius Sports.
“Os torcedores merecem uma tecnologia que aprimore a precisão das decisões, mantendo o fluxo natural do jogo que todos amamos, e nossa tecnologia lhes proporcionará decisões transparentes, justas e rápidas para qualquer lance de impedimento”.
Fonte: GMB