VIE 5 DE DICIEMBRE DE 2025 - 03:30hs.
Brasileirão Série A e Copa do Brasil

Genius Sports formaliza acordo com CBF para implementar tecnologia SAOT no futebol brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma das entidades mais prestigiadas do futebol mundial, selecionou a Genius Sports para implementar sua tecnologia de impedimento semiautomático (SAOT) em 2026. Alimentado pelo GeniusIQ, o sistema utilizará dados avançados de rastreamento em malha (mesh tracking) captados por câmeras de visão computacional que serão instaladas em todos os estádios da primeira divisão.

Genius Sports formaliza acordo com CBF para implementar tecnologia SAOT no futebol brasileiro

Samir Xaud, presidente da CBF, e Chris Dougan, diretor de comunicação da Genius Sports.

Samir Xaud, presidente da CBF, e Chris Dougan, diretor de comunicação da Genius Sports.

A solução SAOT da Genius Sports é líder global — já utilizada na Premier League, na Copa Sul-Americana, Copa Libertadores e na Pro League da Bélgica. Agora, a CBF levará essa tecnologia aos árbitros e torcedores nas partidas do Brasileirão Série A e da Copa do Brasil, aumentando a velocidade, eficiência e precisão nas decisões de impedimento.

Com suporte do GeniusIQ, o sistema processará dados de rastreamento gerados pelas câmeras instaladas nos estádios. A tecnologia automatiza o ponto de chute em cada análise de impedimento e envia alertas imediatos aos operadores do VAR da CBF, gerando também uma renderização 3D precisa mostrando o plano exato de impedimento.

O SAOT da Genius Sports já foi comprovado em centenas de partidas dos maiores torneios do mundo, eliminando a necessidade de traçar linhas manuais e produzindo, em segundos, gráficos prontos para transmissão.

Estamos dando mais um passo decisivo no processo de modernização do futebol brasileiro,” afirmou Samir Xaud, presidente da CBF.

A chegada do impedimento semiautomático não é apenas inovação tecnológica, mas uma medida concreta para ampliar a precisão, transparência e credibilidade das decisões de arbitragem. É um movimento alinhado às práticas mais avançadas do futebol mundial”.

Mark Locke, CEO da Genius Sports, destacou: “Implementar nosso sistema SAOT com a CBF, a federação mais vitoriosa da história das Copas do Mundo, é uma validação extraordinária da tecnologia da Genius Sports".

O Brasil é um mercado estratégico para toda a nossa operação, e estamos empolgados em trabalhar com a CBF para oferecer tecnologia que reduz atrasos, preserva o ritmo natural do jogo e ajuda oficiais a tomarem decisões mais precisas e eficientes”.

Fonte: GMB