A solução SAOT da Genius Sports é líder global — já utilizada na Premier League, na Copa Sul-Americana, Copa Libertadores e na Pro League da Bélgica. Agora, a CBF levará essa tecnologia aos árbitros e torcedores nas partidas do Brasileirão Série A e da Copa do Brasil, aumentando a velocidade, eficiência e precisão nas decisões de impedimento.
Com suporte do GeniusIQ, o sistema processará dados de rastreamento gerados pelas câmeras instaladas nos estádios. A tecnologia automatiza o ponto de chute em cada análise de impedimento e envia alertas imediatos aos operadores do VAR da CBF, gerando também uma renderização 3D precisa mostrando o plano exato de impedimento.
O SAOT da Genius Sports já foi comprovado em centenas de partidas dos maiores torneios do mundo, eliminando a necessidade de traçar linhas manuais e produzindo, em segundos, gráficos prontos para transmissão.
“Estamos dando mais um passo decisivo no processo de modernização do futebol brasileiro,” afirmou Samir Xaud, presidente da CBF.
“A chegada do impedimento semiautomático não é apenas inovação tecnológica, mas uma medida concreta para ampliar a precisão, transparência e credibilidade das decisões de arbitragem. É um movimento alinhado às práticas mais avançadas do futebol mundial”.
Mark Locke, CEO da Genius Sports, destacou: “Implementar nosso sistema SAOT com a CBF, a federação mais vitoriosa da história das Copas do Mundo, é uma validação extraordinária da tecnologia da Genius Sports".
“O Brasil é um mercado estratégico para toda a nossa operação, e estamos empolgados em trabalhar com a CBF para oferecer tecnologia que reduz atrasos, preserva o ritmo natural do jogo e ajuda oficiais a tomarem decisões mais precisas e eficientes”.
Fonte: GMB