A NBA está em sua fase decisiva, os playoffs, com confrontos nas Conferências Leste e Oeste, que definirão os finalistas do NBA Finals, a série que decide o campeão da temporada.
Em um campeonato onde os detalhes fazem a diferença, cada segundo é decisivo nos playoffs da NBA e em plataformas como a BetMGM, refletindo a emoção das partidas. Saiba quando apostar e quando parar.
Durante dois confrontos da primeira rodada dos playoffs 2024/25, a NBA admitiu erros de arbitragem que foram decisivos e prejudicaram duas equipes: Los Angeles Lakers e Detroit Pistons.
Curiosamente, esses erros poderiam ter empatado as séries em 2 a 2, mas acabaram sendo cruciais para que os Knicks e Timberwolves abrissem 3 a 1 e, posteriormente, fechassem as séries em 4 a 1.
A vitória do New York Knicks (@nyknicks) sobre o Detroit Pistons por 94 a 93 deu o que falar. Faltando 0,3 segundos, no último arremesso, Tim Hardaway Jr. tentou o arremesso de três, mas sofreu a falta de Josh Hart, que não foi marcada.
Com isso, Hardaway Jr. deveria ter ido para a linha do lance livre, com três tentativas para virar o jogo ou, no mínimo, empatar e forçar a prorrogação. No entanto, isso não aconteceu.
"Durante a partida, foi considerado que Josh Hart fez uma jogada defensiva legal. Após a análise depois do jogo, observamos que Hart fez um contato corporal a mais com Hardaway Jr., e a falta deveria ter sido marcada", disse David Guthrie, chefe da equipe de arbitragem.
O próprio Josh Hart, envolvido no lance, admitiu que houve contato, mas disse que não sabia se deveria ter sido marcado como falta.
"Eu entrei em contato com ele? Sim, entrei. Foi legal? Não sei. Deixaremos o relatório dizer isso", afirmou.
JB Bickerstaff, treinador do Pistons, ficou muito irritado e foi até a arbitragem para reclamar ao final do jogo. Na coletiva de imprensa, ele também falou sobre o lance.
"Há contato no arremesso de Tim Hardaway. Não conheço outra alternativa, há contato no arremesso dele. O cara [Hart] sai do chão; ele está à mercê do Timmy. Repito, há contato no arremesso dele", destacou.
Com esse resultado, os Knicks abriram 3 a 1 na série e, em casa, fecharam em 4 a 1, eliminando os Pistons na primeira rodada.
A NBA também divulgou o relatório com análises das decisões de arbitragem no basquete, o Last 2 Minutes Report, e admitiu erro da arbitragem em um lance crucial da derrota dos Los Angeles Lakers diante do Minnesota Timberwolves, por 116 a 113.
Na ocasião, faltavam 35.5 segundos e a vantagem dos Lobos era de apenas um ponto. Luka Doncic recebeu um contato de Jaden McDaniels e caiu, mas a arbitragem não anotou a falta, obrigando o Lakers a pedir um timeout. Na reposição, o Timberwolves roubou a bola e matou o confronto.
Como os Lakers estavam no bônus, a marcação da falta levaria Luka para a linha do lance livre, com a possibilidade de empatar e até virar o jogo. Outro ponto importante é que o time de LA manteria o seu timeout, com a possibilidade de organizar uma jogada final se ainda levassem outra cesta.
Com o erro da arbitragem, os Lakers perderam a chance de empatar a série, caíram para 3 a 1 e, posteriormente, foram eliminados em casa.