VIE 5 DE DICIEMBRE DE 2025 - 07:43hs.
Federação enviou relatórios da Sportradar ao MP

Ministério Público mira jogador suspeito de manipular resultado de jogo do Campeonato Cearense

O Ministério Público do Ceará deflagrou, nesta quarta (30), a Operação Campo Minado. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão contra um jogador suspeito de manipular o resultado de um jogo da Série C do Campeonato Cearense de 2024. A ação é consequência de denúncia feita em maio pela Federação Cearense de Futebol com base em relatórios da Sportradar.

Um aparelho celular foi apreendido na ação, que foi autorizada pelo 7º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias. A operação foi realizada por meio do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), com apoio da Polícia Civil.

A investigação teve início após a Federação Cearense de Futebol (FCF) denunciar o caso. A entidade recebeu relatórios técnicos da Sportradar, empresa especializada no monitoramento de integridade esportiva que apontavam padrões de apostas altamente suspeitos.

Os apostadores teriam focado especificamente em previsões de derrota da equipe em que o suspeito jogava ainda no primeiro tempo da partida.

Ainda conforme os documentos, o investigado facilitou a entrega da bola à equipe adversária, em lance claramente intencional para alterar o placar quando o jogo estava 0 x 0. A gravidade do ocorrido foi destacada pelo árbitro da partida no Relatório de Jogo (RDJ) e causou indignação nos companheiros de equipe do suspeito, que chegaram a cogitar deixar o campo em protesto.

Em 9 de maio deste ano, outra operação do Nuinc já havia sido deflagrada com foco na manipulação de resultado em partida de futebol também a partir da denúncia da FCF com base em relatórios da Sportradar. Ela apontou indícios de possíveis manipulações de resultados em partidas das Séries B e C do Campeonato Cearense de 2024. O Nuinc segue investigando os fatos para identificar e responsabilizar outros possíveis envolvidos na prática criminosa.

Fonte: GMB