O workshop forneceu ferramentas práticas e conhecimento especializado para promover um compromisso coletivo com a ética e os valores esportivos, reafirmando a importância do trabalho conjunto para salvaguardar a integridade das competições.
O gerente de integridade da Sportradar, Maximiliano Percovich, liderou o treinamento, que abordou temas relevantes para o combate à manipulação de resultados e as ferramentas adotadas pela empresa para investigar práticas criminosas. Além disso, mostrou as implicações legais em várias jurisdições sobre o match-fixing, destacando o papel da educação para conscientização de atletas.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da APF, Robert Harrison, e do presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, acompanhados por autoridades nacionais e convidados especiais, incluindo o vice-ministro do Interior, Óscar Pereira.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Pérez; e o vice-presidente, Julio Ferrari; o diretor de alto rendimento e federações da Secretaria Nacional de Esportes, Guido Zelada; representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e das autoridades policiais; membros do Conselho Executivo da APF; representantes dos órgãos jurisdicionais da Associação; e membros dos clubes da Divisão de Honra e da Divisão Intermediária.
O evento teve apresentações da diretora de Ética, Conformidade e Integridade da CONMEBOL, Graciela Garay; do head de Integridade da CONMEBOL, Jorge Ojeda; do gerente de órgãos judiciais da CONMEBOL, Luis Gómez; do oficial de integridade da APF, Luis Ayala.
Com este tipo de iniciativa, a CONMEBOL e a APF reafirmam seu compromisso de continuar trabalhando para promover a transparência, a ética e a integridade como pilares fundamentais para o desenvolvimento e a credibilidade do futebol sul-americano e paraguaio.
Fonte: GMB