Esses contratos de placas de publicidade são acordos comerciais realizados pela CBF, que vendem o direito de exibir publicidade em placas ao redor do campo ou em outros espaços durante as partidas, geralmente a uma agência que negocia a venda para anunciantes.
Essas negociações envolvem valores significativos, e estima-se que o "combo" que envolve jogos da seleção e Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, como fazem as maiores das empresas, variem entre R$ 100 milhões e R$ 200 milhões por ano.
Para executivos dessas empresas, partidas desta magnitude são vistas como um ótimo momento para as companhias apresentarem suas logomarcas visuais ao mundo.
A plataforma BETesporte, que já esteve em outros jogos da seleção, tem feito desde o início do ano uma campanha expressiva com um dos principais ídolos do Brasil, o ex-jogador Zico. Neste caso, não foi um simples contrato de patrocínio, já que o ex-camisa 10 passou a figurar como garoto-propaganda também nas placas de publicidade de diversos campeonatos estaduais pelo país, no Brasileirão, na Copa do Nordeste e nos jogos da Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo, com uma arte que contém a imagem do craque e a frase: "A bet do Zico".
"O Zico tem uma marca muito forte, mesmo após três décadas da sua aposentadoria. Ainda nos dias atuais é possível explorar o nome do ídolo da Seleção Brasileira e do Flamengo de diversas formas possíveis, uma vez que o alcance é potencializado por alguém tão querido pelo público. Para nós, é uma honra ter o Galinho de Quintino ao nosso lado, construindo uma linda história no universo do entretenimento com responsabilidade”, afirma Vinicius Nogueira, CEO da BETesporte.
"Além de aumentar a visibilidade da empresa, conseguimos criar uma conexão emocional com a audiência. O objetivo é que nossa plataforma torne-se uma escolha natural dos torcedores, baseada na credibilidade e nos benefícios exclusivos que estamos oferecendo aos clientes”, complementa Nogueira.
Já a HiperBet, que fechou acordos para a exposição da marca especialmente em jogos da seleção nacional, entende que esse tipo de investimento traz retorno positivo à plataforma.
“A Seleção Brasileira é um patrimônio do futebol nacional e sabemos da importância que é poder associar a nossa marca à presença da equipe em campo. Buscamos elevar todas as experiências ao máximo, com muita responsabilidade e diversão, e nada melhor do que comunicar essa mensagem em momentos de grande destaque. Estamos trabalhando em algumas novidades e acreditamos que virão bons frutos pela frente”, destaca Igor Sá, CMO e COO da HiperBet.
A pergunta que fica, no entanto, é como o torcedor que está no estádio, ou aquele que acompanha aos jogos pela televisão ou internet, consegue diferenciar uma casa da outra; ou então, ao visualizar os anúncios das cinco plataformas, o que pode fazer com que ele escolha uma em detrimento às outras.
Especialistas em gestão esportiva entendem que a enorme quantidade de anúncios de casas de aposta num mesmo espaço se faz necessária em tempos de regulamentação.
“O fenômeno das apostas esportivas não tem precedentes no mercado de patrocínios esportivos e novos padrões foram criados. A existência de vários anunciantes de um mesmo segmento em uma propriedade costuma diminuir muito a efetividade do espaço em questão, mas é preciso levar em conta que o mercado foi regulamentado, e estar presente nas principais propriedades do esporte e marcar posição pode ser chave para os planos futuros quando o mercado tende a se estabilizar”, analisa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Para especialistas, a exposição em placas de publicidade durante os jogos, ainda mais aqueles que rendem boa audiência televisiva e fotos, memes e prints durante e pós nas redes sociais, ainda são uma alternativa com bom custo-benefício para essas marcas.
"Os institutos de pesquisas comprovam que o investimento em placas de campo traz diretamente uma força de reconhecimento de marca, conhecida como awareness, que representa dezenas de vezes o retorno sobre o valor investido”, complementa Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.
“Quando tratamos de campeonatos nacionais e até mesmo as seleções brasileiras masculina e agora a feminina com grande crescimento de interesse e engajamento, as placas de campo se tornam um canhão de força para marcas que necessitam ter uma força de reconhecimento nacional”, conclui o especialista.
Fonte: GMB