MIÉ 24 DE ABRIL DE 2024 - 21:58hs.
Leonardo Chaves, Country Manager Brasil

“OKTO vai além da oferta de PIX, gerenciamos e operamos pagamentos com visão 360º no Brasil”

Em entrevista exclusiva ao GMB, Leonardo Chaves, Country Manager Brasil da OKTO, afirma que o sucesso no competitivo mercado brasileiro de pagamentos requer inovação de ponta e localização profunda. Pensando nisso, a empresa oferece um portfólio completo de serviços próprios que inclui uma poderosa solução PIX. Com abordagem 360º, a OKTO oferece Serviços de Pagamento Gerenciados com múltiplos benefícios para operadoras no país e a solução de pagamento eVoucher OKTO.CASH.


Games Magazine Brasil - A OKTO é reconhecida em toda a Europa como uma plataforma segura de pagamentos e entrou com sucesso no Brasil há cerca de um ano. Como a empresa “tropicalizou” suas soluções para atender o mercado brasileiro e quais foram os principais desafios?
Leonardo Chaves -
A América Latina, assim como a Europa e o Reino Unido são mercados que desempenham um papel importante para a OKTO e temos um plano estratégico de desenvolvimento de negócios em cada país, considerando a cultura e criando soluções locais sob medida. Nossas soluções são globais na escala e segurança, mas locais na particularidade de cada país – o mesmo se aplica ao Brasil. O sucesso no competitivo mercado brasileiro de pagamentos requer inovação de ponta e “tropicalização” profunda.

Trabalhamos em estreita colaboração com as autoridades locais, analisamos as regulamentações por meio de nossas equipes jurídicas, de compliance e de produtos locais e internacionais e preparamos soluções que atendam aos requisitos regulatórios, sempre garantindo que sejam digitais e automatizadas.

E embora a conformidade com as autoridades de pagamento e jogos não seja negociável, nosso foco está no usuário. A experiência e o engajamento do cliente representam desafios centrais no mercado brasileiro. A chave aqui é oferecer conveniência ao jogador por meio de soluções de fácil usabilidade e que prezem por velocidade, segurança e suporte. Fundamentalmente, configuramos nossas soluções em uma poderosa plataforma de pagamento que foi construída com dois alicerces - conformidade e experiência do cliente.

Portanto, a entrega de jornadas de pagamento contínuas e sem atrito não é negociável para nós, e estamos tornando isso viável por meio de uma compreensão profunda da cultura e das preferências de pagamento. Trabalhamos com a visão de nossa equipe local no Brasil, que fornece conhecimento e experiência em jogos e pagamentos e é totalmente capacitada pela equipe internacional da OKTO.

A empresa desenvolveu uma poderosa solução de pagamentos PIX para este mercado. Quais são suas principais características?
A OKTO projetou uma poderosa solução de pagamentos PIX para comerciantes, com a facilidade de integração via API REST que permite o processamento de pagamentos online de maneira rápida e conveniente para os comerciantes, garantindo uma experiência impecável para seus usuários. O Cross Border também faz parte da nossa oferta e é combinado com o serviço PIX da OKTO, potencializando o crescimento de nossos clientes e parceiros dentro e fora do Brasil, de forma segura, protegida e rápida. A excelente experiência de pagamento do usuário, os nossos métodos de pagamento em tempo real e a ausência de falhas na conclusão das transações são a combinação perfeita de todas as nossas soluções.

O que a OKTO faz é mais do que PIX, nós gerenciamos e operamos pagamentos, fornecendo novas funcionalidades e serviços aos lojistas brasileiros para aproveitar as vantagens das operações de pagamentos 360º, e não só uma simples execução do PIX. É nosso dever apoiar comerciantes e consumidores com as ferramentas certas para pagamentos, reduzindo atritos e aumentando a segurança para gerar conversões e fidelidade. Operamos nossas soluções de pagamento, lidando ativamente com jogo responsável, estornos, transações perdidas, além de já apresentar as maiores taxas de sucesso (conversão) do mercado atualmente.

 



Como a OKTO obtém essa solução exclusiva para permitir que os comerciantes processem pagamentos on-line de maneira rápida e conveniente, garantindo uma experiência impecável para seus usuários?
Estamos inovando com sucesso em toda a cadeia de suprimentos, assim, podemos reduzir o custo de qualquer operadora, sem comprometer a qualidade do serviço. E, é claro, garantimos que todos os recursos em todos os métodos de pagamento sejam agregados e, portanto, combinados em um único fluxo financeiro, tornando os depósitos e saques rápidos e fáceis de gerenciar.

Nossa missão é fornecer continuamente serviços de pagamento por meio de nossa plataforma de pagamento com foco em segurança, confiabilidade, inovação e integração perfeita das variadas formas de pagamento globais e locais. Dessa forma, trabalhamos para que todas as transações de pagamento sejam sem atrito para os consumidores e em tempo real, atendendo às diferentes demandas de várias gerações de usuários finais.

Recentemente lançamos o que chamamos de Managed Payment Services, exatamente com essa missão em mente, que abre múltiplos benefícios para as operadoras parceiras no Brasil.

Você pode detalhar mais sobre o Managed Payment Service? Quais são os diferenciais e vantagens dos serviços de pagamento digital prestados pela OKTO em relação a outros provedores de pagamento? Quais outros serviços são oferecidos pela OKTO no Brasil?
Como comentado antes, a OKTO vai além da oferta e execução do PIX, gerenciamos e operamos pagamentos com uma visão 360º. É a nossa abordagem “Muito mais do que Pix”. Estamos ouvindo nossos parceiros locais e internacionais e inovando com serviços que atendam às suas necessidades. Isso inclui uma função que permite que as operadoras protejam sua posição em Reais por meio de fundos do mercado monetário e retornos baseados na SELIC, levando à proteção de seus fundos contra flutuações cambiais.

Além disso, capacitamos nossos parceiros comerciais e seus usuários com um serviço de suporte ao cliente local 24 horas por dia, 7 dias por semana, uma equipe de suporte totalmente dedicada baseada no Brasil com uma vasta experiência nos mercados de apostas, jogos e seguros. Para nós da OKTO, não é apenas obrigatório entender profundamente as condições e desafios do mercado, mas também contar com o apoio de um time local e parceiros que já estão acostumados a atuar na região, e foi exatamente isso que a OKTO construiu no Brasil.

Indo um passo além, projetamos uma ferramenta completa de back-office que fornece não apenas relatórios, mas também estatísticas e inteligência de mercado, dados demográficos e KPIs tecnológicos.

Também lançamos recentemente nossa oferta de “Cartão as a Service”. Através deste serviço, permitimos que os nossos parceiros operadores vinculem as contas dos seus usuários a um cartão Mastercard com sua própria marca. Que acompanha a tendência, já que cartão ocupa a segunda posição dos métodos de pagamento mais preferidos na região.

A segurança é outra parte da equação que é a pedra fundamental. A este respeito, a nossa equipe estruturou um conjunto completo de soluções de KYC e AML para apoiar outros comerciantes na região.

 



A OKTO tem mecanismos consistentes de validação de identidade, KYC e políticas de jogo responsável implementadas em sua plataforma?
O jogo seguro é um elemento central do sistema OKTO, que está totalmente alinhado com os requisitos estabelecidos pelos reguladores de jogos em todo o mundo. Projetado para proteger jogadores e operadores, a OKTO está totalmente equipada para seguir as exigências regulatórias locais, garantindo que os operadores permaneçam em conformidade e mantenham os mais altos padrões de responsabilidade social.

As novas funcionalidades que a OKTO lançou na sua plataforma de pagamentos, estão totalmente alinhadas com isto, pois cumprimos com os mais rigorosos padrões de segurança, permitindo um registro de KYC completo via 1º depósito – uma abordagem pay-and-play; bloqueio em tempo real para menores de idade e CPFs de falecidos, verificação online de desencontros entre CPF cadastrados e depositantes, bem como uma gestão dinâmica do Bloqueio Cautelar e disputas de clientes.

Nossa política de privacidade e segurança garante proteção contra uso indevido. Além disso, as transações feitas via OKTO são verificadas automaticamente para evitar condutas fraudulentas e processamos todas as soluções de pagamento de acordo com a estrutura legal brasileira, portanto, a segurança está na espinha dorsal das nossas soluções.

 



A OKTO também oferece OKTO.CASH, em que o cliente obtém a experiência online, mas conclui a transação offline com dinheiro. Gostaríamos de saber como funciona esse método.
O Brasil vive uma revolução de pagamentos desde a implementação do PIX e ainda mais agora com o Open Finance, mas é tradicionalmente uma economia movida por papel moeda, com o dinheiro ainda respondendo por uma parcela significativa do volume total de transações de pagamento. Os métodos de pagamento em dinheiro no Brasil dominam e o OKTO.CASH atende exatamente a essa demanda e hábito dos usuários. Em países onde o serviço já está ativo há bastante tempo, o método se caracteriza como a forma mais rápida de creditar uma conta online.

É uma solução inovadora de eVoucher totalmente alinhada com a visão dos comerciantes on-line para oferecer um processo de recarga totalmente contínuo e sem atrito por meio de uma solução incorporada nos sites ou aplicativos das operadoras. Os usuários podem carregar sua conta online com dinheiro em tempo real no ponto de venda mais próximo, que faz parte de uma rede de parceiros em constante crescimento. OKTO.CASH moderniza a experiência de pagamento, tornando-a mais rápida, fácil, segura e compatível.

Como tal, é a solução ideal para consumidores online que preferem o dinheiro. Totalmente alinhados com a legislação brasileira, adaptamos nossa solução já bem estabelecida para fornecer um serviço totalmente compatível e sem reduzir a qualidade, oferecendo uma solução mais integrada do mercado.

 



O Brasil tem características muito diferentes das existentes em outros mercados onde a OKTO também está presente?
O Brasil é um dos maiores mercados consumidores da América Latina e um excelente mercado para provedores de pagamento experientes como a OKTO. Possui uma economia diversificada e a indústria de pagamentos da região mudou significativamente nos últimos 10 anos. Embora o dinheiro e os meios de pagamento à vista ainda sejam os métodos mais utilizados pela população brasileira, outros meios, os digitais, são cada vez mais utilizados, segundo estudos publicados pelo Banco Central do Brasil, cartão está em segundo lugar.

O Brasil é um terreno fértil para o desenvolvimento de novas ferramentas e para a aplicação de tecnologias inovadoras preexistentes. A dinâmica tecnológica da indústria de pagamentos é uma tendência que estamos vendo na maioria dos países europeus, bem como em outros mercados da América Latina. Mas em muitos casos, nós vemos que o Brasil tem um desenvolvimento ainda mais rápido quando se trata de pagamentos digitais, em comparação com alguns mercados da Europa.

Claro, você sempre enfrentará nuances na cultura e nos hábitos de pagamento, precisando entender e atender às complexidades regulatórias regionais e se envolver ativamente com os reguladores locais para discutir e atualizá-los sobre o que está disponível na tecnologia de pagamentos. Então, sim, existem diferenças, mas nossa abordagem é sempre a mesma - nossas equipes locais que são vitais - entendem os requisitos culturais e regulatórios de cada mercado individual. Temos a experiência necessária para navegar nessas áreas e traduzi-las em pagamentos digitais seguros para jogos online e de varejo.


Fonte: Exclusivo GMB