SÁB 13 DE DICIEMBRE DE 2025 - 17:14hs.
Andrei Passos Rodrigues falou em audiência na Câmara

Diretor-geral da PF considera que taxar bets é 'pauta central' para segurança

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, disse nesta segunda (3) que o dinheiro arrecadado com as bets tenha mais prioridade no financiamento de ações de segurança pública. O chefe da PF participou de uma audiência pública na Câmara para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança.

A proposta que aumenta o papel da União na área, de autoria do governo, é relatada pelo deputado Mendonça Filho (União-PE). A comissão especial é presidida pelo deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA).

A fala do chefe da PF aconteceu em meio a repercussão da operação policial que matou mais de 120 pessoas no Rio de Janeiro. A sugestão de aumentar o dinheiro das bets destinado para a segurança foi dada pelo deputado Alberto Fraga (PL-SP), coordenador da Frente Parlamentar de Segurança, conhecida como bancada da bala.

Sempre nos preocupa e começo por uma fala do deputado Fraga, que comenta a questão das bets, do aumento do percentual para a segurança pública. Isso é uma pauta central e viria não só para a Polícia Federal, mas para todas as polícias do Brasil. Viria de maneira muito alvissareira para que a gente tivesse um aumento, sabendo da rentabilidade dessas bets, e que ajudaria muito”, declarou Andrei Passos Rodrigues.

O governo tentou aumentar a taxação das bets por meio de uma Medida Provisória, mas não houve acordo com o Congresso. Apesar disso, o Poder Executivo tenta retomar a iniciativa com outro projeto.

O diretor da PF também usou seu discurso na comissão para pedir que os deputados destinem emendas para a PF. Ele já havia feito isso em julho, ao participar de uma sessão da Comissão de Segurança Pública.

Fonte: O Globo