"A perspectiva é positiva", ele afirma. "Mas apenas para aqueles dispostos a se adaptar e operar com uma mentalidade local. Estamos entrando em uma fase de maturidade em que a conformidade não é mais um diferencial, mas um requisito básico. O erro mais comum que ainda vemos é subestimar o quão único o Brasil é – tanto cultural quanto operacionalmente. Modelos globais não funcionam aqui sem uma adaptação adequada".
Uma estratégia fundamental que a OKTO adotou para manter sua posição de mercado no Brasil foi se manter à frente da curva quando se trata de tecnologia de pagamento e das ferramentas bancárias do futuro.
Chaves explica: “Um erro que alguns provedores cometeram foi se apegar a fluxos de pagamento desatualizados, ignorando as últimas novidades em tecnologia de pagamento.
“A tecnologia está disponível, o arcabouço regulatório permite isso e operadores com visão de futuro já estão adotando o open banking, a autenticação biométrica e a orquestração automatizada. Este é o conjunto que a OKTO oferece”.
O Brasil, com sua população de 220 milhões e um PIB estimado em US$ 5,6 trilhões para 2025 (de acordo com a World Economics), é claramente um mercado-chave para a indústria de jogos de azar. Mas, mais do que isso, está estabelecendo referências para o restante da região latino-americana. Como Chaves afirma, o Brasil “agora é o laboratório regulatório da América Latina – e o que der certo aqui definirá o tom para a região”.
Melhorias significativas
À medida que 2025 avança, o foco da OKTO está mudando do lançamento para a educação em orquestração de pagamentos, automação de processos e colaboração estreita com reguladores e operadores da região.
Para chegar a esse estágio, a OKTO ajudou seus clientes no Brasil a alcançar melhorias significativas nas taxas de aceitação de depósitos. De acordo com Chaves, seu "mecanismo proprietário de plataforma de pagamento, que se adapta em tempo real com base no perfil do emissor, método de pagamento, comportamento do usuário e risco, capacitou os operadores a recuperar e superar o desempenho pré-regulamentação.
"Parceiros que utilizam a plataforma unificada da OKTO relataram um aumento de 25% nas taxas de aceitação durante os primeiros meses de 2025 em comparação com janeiro de 2025 após a migração para a nova era, atingindo as taxas de sucesso pré-regulamentação de mais de 90% – um resultado impulsionado por nossas integrações diretas com o Pix, rede bancária local e otimização em nível de emissor. É o resultado de nossa estrutura de API diretamente conectada ao Banco Central do Brasil, permitindo taxas de aprovação de transações superiores e prazos de liquidação mais rápidos".
Este impacto, por parte de um provedor de pagamento, no incipiente mercado regulamentado de jogos de azar no Brasil, não é pouca coisa.
A importância dos parceiros locais
Os motivos por trás da necessidade de melhorar as taxas de aceitação de depósitos são interessantes. Com a regulamentação entrando em vigor e mudando as regras para a realização de depósitos muito rapidamente, nem todos os operadores estavam totalmente preparados.
Chaves explica: “A queda nas taxas de aceitação foi resultado direto da rápida aplicação de requisitos regulatórios, que impactaram severamente as configurações de pagamento desatualizadas ou sem licença.
“Muitos operadores continuaram usando provedores estrangeiros ou não conseguiram migrar para instituições financeiras brasileiras a tempo. À medida que os reguladores endureceram a fiscalização, esses canais foram bloqueados ou fortemente restringidos.
“A aplicação inicial da regulamentação atingiu duramente as taxas de aceitação – alguns operadores tiveram quedas de até 30-40%, especialmente aqueles que dependiam de PSPs estrangeiros ou infraestrutura sem licença. As consequências foram pronunciadas em todos os setores de apostas, particularmente entre marcas globais que não conseguiram se adaptar às estruturas locais”.
A principal conclusão disso é que, no mercado recém-regulamentado do Brasil, o sucesso depende da licença e da integração com parceiros nativos do Brasil. É exatamente isso que a OKTO pode oferecer por meio do OKTO Bank, graças à sua experiência no país antes do lançamento do mercado regulamentado.
Uma força estabilizadora
É claro que nem tudo são flores, mesmo quando você se posiciona bem no mercado. Os principais pontos fracos para as operadoras no Brasil são variados e complexos.
Chaves afirma: “Requisitos aprimorados de KYC, integrações financeiras locais obrigatórias e demandas complexas de migração de dados criaram atritos significativos, especialmente para os participantes internacionais não familiarizados com o ritmo regulatório do Brasil”.
A forma como a regulamentação foi introduzida no Brasil após muitos anos de domínio de operadoras offshore e jogos de azar não regulamentados significou mudanças técnicas e processuais complexas; e para as operadoras, isso significou mudar de tática, de escalar rapidamente para focar na conformidade com seus modelos de negócios.
Como afirma Chaves: “A OKTO, já inserida no ecossistema financeiro brasileiro, tornou-se uma força estabilizadora durante essa transição. Oferecemos soluções prontas e em conformidade para acelerar a continuidade operacional de nossos parceiros, enquanto a inovação de produtos reside em nossa oferta, atendendo a todas as novas demandas de KYC e aquisição de jogadores por meio de pagamentos simplificados”.
Correndo atrás do prejuízo
Assim como em todos os principais países onde os jogos de azar agora são legais, a conformidade é fundamental para o sucesso de qualquer operadora, com os parceiros de pagamento desempenhando um papel fundamental nisso. Mas, pelo que Chaves observou no Brasil, familiarizar-se com o país e sua cultura com antecedência foi crucial para a OKTO.
Ele explica: “O marco regulatório brasileiro, lançado no início do ano, confirmou o que a OKTO defende há muito tempo: infraestrutura local prioritária não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade.
“Como uma provedora proativa de serviços de pagamento com raízes profundas no mercado, a OKTO já havia se preparado para a transição de suas operações e infraestrutura de dados por meio do OKTO BANK – nossa entidade com sede no Brasil e em total conformidade – bem antes do prazo regulatório.
“Essa visão nos permitiu oferecer suporte às operadoras de forma integrada, com agilidade e segurança incomparáveis. Fizemos isso dentro do prazo e com eficiência. O mercado agora diferencia claramente entre as operadoras que vieram preparadas e aquelas que agora estão tentando se atualizar”.
A preparação meticulosa da OKTO antes do lançamento do mercado regulado no Brasil consolidou a confiança entre operadoras e reguladores na região da América Latina.
Problemas de migração de dados
Outro problema que surgiu no Brasil com o lançamento do mercado regulado foi a migração de dados. Muitas operadoras sofreram perdas de dados, o que resultou na perda de clientes. Chaves pode explicar exatamente o que aconteceu. “A perda maciça de clientes durante a implementação da regulamentação resultou de estratégias de migração inadequadas e da falta de infraestrutura local”, afirma.
“Transferências de dados durante a noite para ambientes aprovados no Brasil criaram vulnerabilidades para operadoras despreparadas, muitas das quais dependiam de soluções terceirizadas ou desorganizadas.
“Embora os números exatos variem, o custo em clientes perdidos e falhas na integração tem sido significativo em todo o setor.
“A OKTO enfrentou isso combinando planejamento inteligente de migração, infraestrutura local e consultoria orientada pela experiência, minimizando a interrupção para nossos parceiros”.
A OKTO se posicionou como uma solução para ajudar as operadoras a superar perdas como essas. Mas como exatamente seus parceiros se beneficiam disso?
Chaves afirma: “A OKTO não processa apenas pagamentos para nossos parceiros. Nós agregamos valor por meio de dados. Ao alavancar insights comportamentais e transacionais, nossa plataforma ajuda as operadoras a reconstruir a confiança do usuário, otimizar os fluxos de pagamento e impulsionar a retenção.
“Nosso ecossistema de pagamentos unificado oferece uma taxa de sucesso de transações de mais de 92% em depósitos e mais de 99% em saques, garantindo confiabilidade e uma experiência superior ao usuário – métricas que falam mais alto do que promessas”.
Claramente, a OKTO, assim como o mercado regulamentado de jogos de azar no Brasil, veio para ficar. Com seu conhecimento regional e tecnologia de pagamento inovadora, eles estão abrindo caminho para provedores de pagamento neste cenário de jogos de azar verdadeiramente único.
Para reforçar seu compromisso de longo prazo, a OKTO está agora preparando o terreno para sua próxima fase de inovação. A empresa está investindo ativamente em novos produtos para aprimorar a experiência do usuário (UX), gestão de risco com tecnologia de IA e novas ferramentas de engajamento do cliente adaptadas às necessidades em evolução do mercado brasileiro. Com planos de expandir suas parcerias locais e desenvolver soluções em conjunto com operadoras, a OKTO pretende permanecer na vanguarda da inovação em pagamentos não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina.
Fonte: OKTO