MIÉ 24 DE ABRIL DE 2024 - 22:02hs.
Ação social da Cartamundi em quatro continentes

Copag reforça atuação em apoio aos mais necessitados com dois projetos no Brasil

A brasileira Copag, maior fabricante mundial de baralhos para cassinos e parte do Grupo Cartamundi, definiu dois projetos no Brasil para receber apoio do Fundo Global Cartamundi. Ana Carolina Gonçalves, EVP América Latina da Cartamundi e CEO da Copag, explica: 'Esse fundo apoia projetos que fortalecem a saúde mental de crianças e adolescentes. Ensinando-os a cuidarem de si mesmos mentalmente, combateremos o risco de isolamento social.'

Seguindo a ambição de estar no centro das comunidades em que a Cartamundi atua, a Copag comunicou em suas redes sociais os projetos que receberão apoio do Fundo Global Cartamundi. Eles estão localizados em quatro continentes: Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. Dois dos projetos estão no Brasil: Ceifar e Viela.

Ana Carolina Gonçalves, EVP América Latina da Cartamundi e CEO da Copag, explica: "Ultimamente, tem havido uma necessidade crescente de apoio emocional. Nosso fundo apoia projetos que fortalecem a saúde mental de crianças e adolescentes. Ensinando-os a cuidarem de si mesmos mentalmente, combateremos o risco de isolamento social."

Ao apoiar a sociabilidade, a Cartamundi melhora a coesão social entre gerações, culturas e sociedades. O último pilar é a educação. A Cartamundi incentiva grupos desfavorecidos a desenvolverem seus talentos. "Nosso fundo irá alinhar o seu apoio às necessidades das crianças em regiões específicas”, comentou a CEO.

O fundo também visa potencializar o sentimento comunitário de todos os colaboradores da Cartamundi. "Vamos encorajar nossos colegas a se engajarem socialmente”, relata Ana Carolina.

Próximo Passo

Ao longo do ano, cada um dos projetos selecionados em todo o mundo receberá o auxílio financeiro necessário para proporcionar um futuro melhor para as próximas gerações em sua comunidade. “Também pretendemos construir um relacionamento de longo prazo com as organizações selecionadas do Brasil, por exemplo, por meio do voluntariado”, completa a executiva.

No Brasil

Os projetos escolhidos no Brasil para receber o apoio do Fundo Global Cartamundi são:

Ceifar – O Centro de Integração Familiar é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, fundada em 1994 pela enfermeira belga Simonne Alice Debouck, que chegou ao Brasil com a finalidade de trabalhar na formação e orientação sobre sexualidade e com planejamento familiar envolvendo adolescentes, jovens, mulheres e casais.

 

 

O projeto visa construir um parque recreativo no bairro Tancredo Neves, em Salvador-BA, para educar as crianças por meio de jogos e atividades (ao ar livre), como plantar sementes e observar o crescimento das flores. A Ceifar também quer estimular e promover a preocupação ambiental como base importante para a formação de cidadãos responsáveis pelo futuro do planeta. O financiamento do Fundo ajudará a organização a construir o parque.

Organização Viela – Sediada em São Paulo, tem como objetivo oferecer formas alternativas de formação de jovens e crianças por meio do aprendizado, da cultura e do esporte. O ‘Projeto Spark Tech’ dá aos jovens da comunidade do Jardim Ibirapuera, com alto grau de vulnerabilidade social, uma perspectiva de futuro ao despertar o interesse pela tecnologia por meio de um curso prático. O financiamento do Fundo será usado para pagar professores, ferramentas e materiais educacionais e infraestrutura, entre outras coisas.​

A organização nasceu em 2009, quando Anderson “Buiu” sentiu a necessidade de retribuir ao mundo a ajuda social que recebeu e decidiu fazer na frente de sua casa um cinema de rua para as crianças da comunidade. O envolvimento e participação do cinema eram incríveis, mas ao final das exibições parecia que faltava alguma coisa.

 

 

Foi quando o grupo decidiu acrescentar um trecho de leitura antes de cada sessão. Assim nasceu o projeto, com atividades culturais ou esportivas condicionadas à leitura de trechos de livros. A combinação foi o que faltava para o projeto deslanchar e com o tempo a leitura antes das atividades não é mais obrigação, mas o grupo consolidou o propósito de dar suporte e oferecer um caminho para a formação de jovens e crianças do Jardim Ibirapuera, em São Paulo, disponibilizando atividades de esporte, cultura e arte, criando um sistema de impacto e entretenimento.

Fonte: GMB