VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 11:10hs.
Mudança de curso

Após 40 anos na companhia, Javier Martínez deixa a presidência da Enjoy

Javier Martínez, o histórico presidente do conselho da Enjoy, informou nesta quinta-feira a decisão de se afastar definitivamente da linha de frente da companhia, apresentando sua renúncia formal após 40 anos vinculado à operadora de cassino fundada por sua família. “Hoje é a hora de abrir espaço para novas lideranças à medida que novos acionistas entram na empresa”, disse Martínez em uma carta dirigida aos mais de 5.000 funcionários da firma no Chile.

“Enjoy sempre vai ser parte da minha vida, da minha biografia, mas hoje é a hora de abrir espaço para novos líderes à medida que novos acionistas ingressam na companhia, e dar-lhe um novo ar necessário, em um contexto nacional e mundial completamente diferente, em meio a uma indústria que mudou radicalmente, e no qual os novos players que entram na propriedade devem traçar um rumo que permita a essa marca manter a liderança que sempre teve”, diz Martinez em sua carta.

Por isso, disse ele, o executivo deixará o cargo a partir de 28 de abril, um dia antes da assembleia de acionistas da Enjoy.

A sua saída coincide com o fim de um difícil processo de reorganização da firma, o que fez com que no acordo para evitar a sua falência fosse acordada a redução do nível de endividamento da empresa convertendo pelo menos 70% da dívida válida em ações da Enjoy, com um forte incentivo para converter.

Este último ocorreria após a assembleia de acionistas. Nesse momento é quando se definirá oficialmente que a família Martinez e o fundo Advent International ficarão com menos de 10% do capital da empresa.

Com efeito, de acordo com um feito essencial do operador à Comissão do Mercado Financeiro (CMF), a empresa indicou que “os principais acionistas da Enjoy até a data, em virtude da mudança iminente na estrutura acionista e da proximidade da Assembleia Geral da empresa, consideram razoável permitir que, a partir do próximo JOA, o conselho da sociedade reflita adequadamente os nomes propostos pelos acionistas que entrarão em vigor uma vez efetivada a referida conversão."

Cabe recordar que no início do ano foi anunciado que os acionistas da Dreams iniciaram conversações com os credores da Enjoy para a fusão das duas companhias, um movimento inesperado no setor.

As outras saídas

No entanto, além de Martínez, na sessão extraordinária de ontem à tarde, outros quatro conselheiros também apresentaram sua renúncia.

Segundo a firma, todas as saídas serão efetivadas a partir de 28 de abril de 2021, "de forma a permitir que a assembleia ordinária de acionistas, que será marcada para 29 de abril de 2021, eleja o conselho. Integralmente, de acordo com o lei, e que a Enjoy conte com uma diretoria funcional até então”.

Acrescentou que os principais atuais acionistas irão contatar credores e brevemente acionistas da Enjoy “para promover e apoiar os candidatos ao conselho que propõem”.

Fonte: Diario Financiero