MIÉ 7 DE DICIEMBRE DE 2022 - 06:44hs.
Filipinas

FBM® Foundation realiza ação de emergência em Noveleta, Cavite

No último dia 9 de novembro, a solidariedade foi sentida em Noveleta, Cavite, nas Filipinas, quando 15 voluntários da FBM® Foundation realizaram uma ação humanitária para ajudar 500 famílias afetadas pelas enchentes causadas pelo tufão Paeng. Apoio emocional, mantimentos e produtos de higiene foram oferecidos à população durante a iniciativa.

De 28 a 31 de outubro, notícias devastadoras acordaram as comunidades filipinas, quando o tufão Paeng danificou as partes leste e oeste de Luzon, bem como outras cidades e municípios das províncias de Cavite, Laguna e Quezon. Para mitigar os efeitos causados ​​pelo desastre natural, esta semana a FBM® Foundation doou diversos bens à população, juntamente com a Dasca Entertainment e Games Corp.

O município de Noveleta, Cavite, esteve entre os que sofreram os piores efeitos do tufão Paeng, que segundo o prefeito, Dino Reyes-Chua, foi inesperado. As furiosas águas da inundação desciam o rio quando o dique de controle de enchentes, particularmente ao longo da área do mercado público, deu lugar para a água fluir continuamente das áreas montanhosas de Cavite.

Embora o Governo Provincial de Cavite tenha declarado recentemente estado de calamidade na província, o resultado foi pior do que se imaginava. No rescaldo deste evento infeliz, as populações foram deixadas com grave devastação e milhões foram perdidos em propriedades, meios de subsistência e colheitas locais.

A província de Noveleta, Cavite, ainda está se recuperando do desastre trazido pelo tufão Paeng. O Paeng nos ensinou que, por mais preparados que estejamos, temos de enfrentar que a ira da natureza é imprevisível”, afirma o representante da FBM® Foundation, Vítor Francisco.

 

 

A FBM® Foundation não poderia ficar indiferente a esta notícia devastadora. Em 9 de novembro, 15 voluntários distribuíram bens de primeira necessidade a 500 famílias de Poblacion, Salcedo, San Antonio 1 e 2, Brgy, San Juan 1 e 2 em Noveleta, Cavite. Os pacotes de doação consistiam em produtos de mercearia (arroz e enlatados) e kits de higiene (xampu, sabonete e pasta de dente).

Muitas dessas famílias perderam tudo durante as enchentes. Vítor Francisco destaca que “apesar de ter sido uma experiência gratificante ajudar os necessitados após a destruição trazida pelas fortes inundações, os moradores ainda sofrem e tentam dar sentido ao caos”.

De fato, moradores das regiões de Barangays Poblacion, Salcedo, San Antonio 1 e 2 e San Juan 1 e 2 ainda estão retirando água e lama de suas casas, enquanto também tentam consertar seus abrigos do que foi deixado pelo tufão.

Mas essas lutas não afastaram a bondade da população de Salcedo, pois alguns dos moradores que ainda tinham meios de renda optaram por abrir mão dos bens de primeira necessidade oferecidos pela organização para que pudessem ser doados a quem mais precisava.

Esta significativa iniciativa foi uma parceria celebrada entre FBM® Foundation, Dasca Entertainment e Games Corp e não teria sido possível sem a ajuda de 15 corajosos voluntários.

Fonte: GMB