MAR 21 DE MAYO DE 2024 - 00:46hs.
Entrevista com Vítor Francisco, Diretor

FBM Foundation: balanço e próximos passos para o futuro

Há um sentimento constante de instabilidade e ameaça no mundo de hoje. As disparidades sociais estão aumentando e há muito a fazer para ajudar comunidades e populações vulneráveis. A sociedade parece estar imune em um momento em que a participação voluntária é fundamental. Vítor Francisco, diretor da FBM foundation, falou sobre a relevância das ações realizadas pela organização nas Filipinas e deixa no ar a possibilidade de expandir suas ações solidárias para outros países no futuro.

Qual é o balanço da FBM Foundation desde que começou a operar em dezembro de 2021?
É muito positivo. A FBM Foundation visa ajudar as comunidades mais vulneráveis ​​e, desde o início da sua atividade, tem desenvolvido ações em várias regiões com diferentes abordagens para levar algo de positivo a estas pessoas. Quando iniciamos este projeto, não imaginávamos que ajudaríamos tantas pessoas em tão pouco tempo, e claro, queremos continuar trabalhando cada vez mais para que o impacto de nossa ajuda seja sentido por quem mais precisa.

Todas as ações de solidariedade servem a um propósito. Existe alguma ação que a FBM Foundation fez recentemente que teve um impacto especial em você? Por quê?
Por todo o caminho. Houve várias ações que foram muito especiais para mim. Em relação às iniciativas mais recentes, tenho um carinho muito grande pela ação de doação de sangue para a Cruz Vermelha. Especialmente pelo fato de que os doadores de sangue faziam parte da equipe da FBM nas Filipinas e imediatamente se ofereceram para fazer a doação. Este é o tipo de sentimento que sempre quisemos compartilhar com a FBM Foundation. Testemunhar tantas pessoas querendo contribuir para alcançar esse objetivo me trouxe imensa alegria, principalmente em um momento em que a participação voluntária é tão necessária.

Existem projetos ou iniciativas claras planejadas para o futuro da FBM Foundation sobre os quais você possa nos contar? Onde você vê essa base evoluindo no futuro?
Sim. Atualmente, estamos muito focados no desenvolvimento de parcerias com ONGs nas Filipinas que trabalham com crianças em situação de necessidade. Este é um projeto muito relevante e querido para nós, e temos a intenção de ampliar as ações da FBM Foundation no futuro.

A FBM Foundation já teve uma ação de apoio na Ucrânia. Existem planos para a organização ser ativa em outros mercados além das Filipinas no futuro de curto prazo?
Definitivamente, sempre tivemos esse desejo. Nossa conexão com as Filipinas e o povo filipino é excepcional, temos um forte vínculo com o país e seu povo. De fato, nosso foco até agora tem sido realizar essa ajuda nas Filipinas, que provavelmente continuará por muito tempo. No entanto, temos alguns projetos que gostaríamos de levar para outros países um dia, sem dúvida.

O trabalho voluntário é muito importante para que a FBM foundation consiga ter sucesso em suas ações. Gostaria de deixar uma mensagem para potenciais voluntários?
Nossa missão, além de ajudar os outros, é ser um exemplo. Em nossas vidas comuns, podemos nem pensar sobre esse assunto, mas a verdade é que cada pequena ajuda que oferecemos pode realmente mudar a vida de outras pessoas. Na FBM Foundation, queremos mostrar que todos somos capazes de colocar em prática nossa responsabilidade social para com os outros. Para todos aqueles que gostariam de ajudar, mas não sabem como, sejam indivíduos ou organizações, convido a entrar em contato conosco, pois teremos todo o gosto em nos tornar parceiros nesta importante missão.

A FBM Foundation nasceu através de ações humanitárias específicas coordenadas pela marca FBM para ajudar as comunidades filipinas afetadas por desastres naturais. A fundação também realiza ações concretas para incentivar a educação tradicional ou profissional e impulsionar mudanças socioeconômicas que produzam efeitos positivos no futuro a longo prazo. Todos podem participar do programa de voluntariado entrando em contato com a FBM Foundation usando este endereço de e-mail: [email protected].

Fonte: GMB