SÁB 20 DE ABRIL DE 2024 - 10:30hs.
Bayanihan para kababayan

Programa da FBM Foundation começa em janeiro com iniciativa em Manila

Ano novo, esforços maiores da FBM Foundation. O seu novo programa Bayanihan para sa kababayan começou em 21 de janeiro em Manila, com a ajuda dos seus voluntários na distribuição de bens essenciais aos residentes afetados por um incêndio ocorrido durante as festas de Ano Novo.

A FBM Foundation iniciou 2023 da maneira certa com o programa Bayanihan para sa kababayan, um novo projeto destinado a ajudar comunidades filipinas em situações desvantajosas. Sua primeira iniciativa solidária já aconteceu na semana passada em Quiapo, Manila, mas seus grandes objetivos não param.

Bayanihan para sa kababayan: seis iniciativas com impactos poderosos

Em um programa de seis meses operando nos meses de janeiro, março, maio, julho, outubro e dezembro de 2023 nas Filipinas, o novo projeto ambicioso da FBM Foundation contempla seis iniciativas prontas para trazer um impacto positivo às populações filipinas.

Este projeto retrata exclusivamente o conceito filipino de unidade, harmonia cívica e cooperação no seu melhor, já que uma das características mais importantes da cultura filipina é o ato de compaixão para ajudar outras pessoas.

 

 

A ajuda vem de diferentes formas e maneiras e a FBM Foundation realmente acredita que a essência da ajuda não é apenas por meio de coisas monetárias e materiais, mas também por fazer outras pessoas felizes. Proporcionar-lhes motivação e inspiração pode ajudá-los tremendamente”, explica Vítor Francisco, Diretor da FBM Foundation.

O primeiro passo para dar vida a este projeto começou quase imediatamente. No dia 29 de dezembro, mais de 500 famílias em Quiapo, Manila, receberam o Ano Novo no pior cenário, com a perda de suas casas causadas por um incêndio que deflagrou na região.

Incêndio não deixou nada além de destruição para os filipinos

Nem uma única pessoa na região de Quiapo esperaria que tal calamidade acontecesse em uma época tão alegre como o Ano Novo. Para centenas de residentes de Manila, o pesadelo veio com força e deixou aqueles em situações vulneráveis lidando com as dificuldades e perturbados pelo desastre.

O que deveria ter sido um ponto de virada para essas comunidades com a aproximação de 2023 acabou sendo o oposto. Não apenas a maioria das estruturas que pegaram fogo eram feitas de materiais leves e facilmente inflamáveis, mas o barangay hall e a creche também foram atingidos pelo incêndio.

Os moradores afetados tiveram de permanecer na área onde ocorreu o incêndio porque não puderam se mudar ou alugar acomodações imediatamente. Nas últimas 3 semanas, eles viveram apenas nas tendas que construíram para abrigo, tornando-se essencial ajudá-los.

FBM Foundation: das palavras às ações em velocidade-tempo

Encontrar uma forma rápida e prática de atender essas populações foi o primeiro passo dessa ação. O apoio e os recursos foram fornecidos a mais de 500 famílias em Brgy. 387 Arlegui St. Quiapo, área de Manila.

Para cumprir esta missão, 14 voluntários ajudaram a distribuir bens essenciais como arroz, enlatados, leite e macarrão e kits de higiene pessoal como xampu, pasta de dente, lenços umedecidos, fraldas e sabonete para os residentes. Todas as atividades foram realizadas em estrita observância aos protocolos de saúde e segurança emitidos pelo governo contra a covid-19.

O programa Bayanihan para sa kababayan tem seis atividades programadas para este ano. Iniciativas como as promovidas neste projeto são intencionalmente estruturadas para ajudar os filipinos desafiados com suas necessidades e assumir a liderança para elevar seus espíritos, fornecendo-lhes assistência e cuidado, sem esperar algo em troca.

Fonte: GMB