VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 09:33hs.
Produzida pela Sioux Group

Pesquisa revela game mais citado pelo público brasileiro de eSports

Dos quatro jogos mais acompanhados, o “campeão de audiência” é de futebol, revela a Pesquisa Games Brasil 2018, que tenta traçar o perfil do gamer brasileiro fã de eSports. FIFA é o primeiro, com 60,6% de entrevistados afirmando acompanhar as partidas. A pesquisa revelou que 54,1% dos brasileiros já ouviram falar sobre eSports, o que evidencia um grande mercado potencial.

É notável o crescimento dos eSports entre os brasileiros. Existem hoje canais de televisão que mostram torneios e comentam o mundo gamer com a devida seriedade que este merece.

Pesquisa Game Brasil 2018, produzida pela Sioux Group, revelou que 54,1% dos brasileiros já ouviram falar sobre eSports, o que evidencia um grande mercado potencial. Entre os indivíduos que afirmaram ter ouvido falar sobre o assunto, 47,2% jogam e 39,8% não jogam, e desse último grupo 13% afirmas que gostariam de começar a jogar.

Os games que o jogador de eSports mais conhece

Perguntou-se ao jogador de eSports quais são os jogos que conhece. FIFA é o primeiro, com 60,6% de entrevistados afirmando acompanhar as partidas. O futebol está engendrado em nossa cultura e, como consequência, os videogames sobre esse esporte ganham destaque na preferência do consumidor. Seguindo o ranque, temos Street Fighter V (49,1%), PES: Pro Evolution Soccer (48,2%), Poker Stars (47,2%), Counter Strike (46,4%), Cartola FC (45,7%), League of Legends (44,3%) e Clash Royale (41,2%).

Assim como os esportes “tradicionais”, a audiência dos eSports também traz consigo a instauração de ídolos, personalidades e celebridades. 43,8% dos jogadores de eSports acompanham algum competidor.

Diferente dos esportes físicos, muitos dos digitais permitem que os atletas interajam durante as partidas com os jogadores, respondendo dúvidas, mostrando seu cotidiano de treinamento etc… Essa prática aproxima o atleta dos espectadores, potencialmente tornando-o mais importante para o espectador do que o time para qual ele joga.

É interessante observar que gamers brasileiros não conheçam times de eSports do próprio país. Dentre os espectadores de eSports, 40,1% dos respondentes dizem desconhecer equipes nacionais. Isso pode significar que o setor brasileiro ainda está em processo de crescimento, com formação de times nacionais, patrocínios, mídia, arenas e espectadores ainda se organizando localmente.

Fonte; GMB / torcedores.com