VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 15:57hs.
Rafael e Rodrigo Garcia, sócios do On e-Stadium

"Brasil tem todos os requisitos para se tornar uma potência nos eSports”

No dia 28 de novembro teve a inauguração oficial do complexo mais moderno de eSports na América Latina, o On e-Stadium, em São Paulo. O GMB obteve uma entrevista exclusiva com os sócios do espaço, Rafael e Rodrigo Garcia. Eles falaram sobre as pesquisas que fizeram para criar o ambiente, a programação disponível e sobre a regulamentação e a profissionalização dos eSports no Brasil. 'Regulamentar dará maior credibilidade ao segmento, além de atrair mais investidores e patrocinadores para as marcas, times, profissionais e para as próprias empresas”.

GMB - O intuito do On e-Stadium é ser o complexo mais moderno de eSports na América Latina. Vocês buscaram conhecer outros espaços para se inspirar na hora de criar esse?
Rafael Garcia e Rodrigo Garcia -
Sim! Em algumas viagens feitas aos EUA e Europa, tivemos a oportunidade de conhecer outras arenas e complexos que nos inspiraram ao projeto da ON e-Stadium.

O que é possível encontrar no On e-Stadium a ponto de o destacar como o mais moderno complexo latino-americano?
Alguns dos nossos principais diferenciais são: loja própria com produtos personalizados, espaço de expo para montagem de estandes de parceiros, estúdios para produção de conteúdo, salas de streaming, game experience com PCs de última geração, consoles, VR e cockpit, e Arena multiuso com capacidade para 600 pessoas.

 

 

Qual o objetivo de criar um espaço como esse?
O objetivo é ser o maior e mais completo complexo de games e eSports da América Latina e, assim, receber e promover campeonatos tanto para o cenário profissional quanto para o amador.

Pretendem manter uma programação diário no complexo? O que vão oferecer?
O complexo funcionará diariamente, de quinta a domingo das 12h às 21h e sexta e sábado das 10h às 21h. Diariamente, o público poderá visitar o complexo durante esses períodos, que terão a loja e a Game Experience funcionando para atender aos visitantes.

 

 

Por que escolheram a cidade de São Paulo para o instalar?
São Paulo é o coração do Brasil e acreditamos que não haveria termômetro melhor do que a cidade para receber um projeto como a ON e-Stadium. Além disso, é em São Paulo que se concentram os principais times e publishers dos segmento.

Acredita que o Brasil pode se tornar uma potência de eSports? Como podemos transformá-lo nisso?
Com certeza! O Brasil tem todos os requisitos para isso. Já temos no país alguns e-atletas que estão fazendo história fora do Brasil nas modalidades de CS:GO e R6, por exemplo, assim como muitas equipes brasileiras que estão sempre disputando competições internacionais. O cenário dos eSports está ganhando cada vez mais destaque em nosso país, prova disso é ver grandes marcas, endêmicas e não endêmicas, investindo no segmento. A melhor forma de contribuirmos para que esse cenário tenha cada vez mais sucesso é continuar quebrando barreiras e preconceitos, além de oferecer ao público uma experiência única como a ON e-Stadium.

 

 

Vocês têm acompanhado a discussão sobre a regulamentação do eSports na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)? Quais vantagens vê na regulamentação desse ramo?
Temos acompanhado, sim, e torcemos para que essa regulamentação aconteça de fato, pois isso dará maior credibilidade ao segmento e às empresas que fazem parte do cenário dos games e eSports, além de atrair mais investidores e patrocinadores para as marcas, times, profissionais e para as próprias empresas.

Acredita que o eSports será regulamentado em breve no país? Vê muitos jogadores querendo se profissionalizar e procurando um espaço para treinar?
Acreditamos que sim e estamos torcendo para isso, como comentamos na resposta anterior. Um dos pilares da ON e-Stadium é o Academy, uma vertente do projeto que oferecerá cursos com curadoria da ESPM para quem quer conhecer um pouco mais sobre o universo dos games e dos eSports, para quem deseja se tornar um pro player e, também, para empresas e profissionais que querem conhecer mais sobre o segmento e aprender como trabalhar sua marca junto a um mercado que só tem a crescer.

Fonte: Exclusivo Games Magazine Brasil