JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 13:23hs.
No Campeonato Brasileiro de League of Legends

Em marco histórico nos jogos eletrônicos, Cruzeiro eSports entra para a franquia do CBLoL

A Nação Azul, que já provou sua força nos estádios e nos ginásios, carregando o Cruzeiro em sua trajetória de glórias, tem a partir de agora um motivo a mais para acompanhar e torcer pelo time no ambiente dos jogos eletrônicos. O clube, que já é uma referência nos eSports, vai disputar o Campeonato Brasileiro de League of Legends, o que representa um marco gigantesco para a modalidade. O anúncio foi feito na última sexta-feira pela Riot Games, que é a administradora da liga, com a relação das 10 equipes que farão parte da disputa de alto nível.

Em 2021 o CBLoL finaliza sua transição para o sistema de franquias em uma liga fechada, a exemplo da NBA e NFL, tornando a vaga garantida pelo Cruzeiro ainda mais valorizada, já que a aceitação de uma equipe contempla um projeto de manutenção de elenco, planos de negócio consistentes e projeções para o crescimento das marcas, com foco no aumento da produtividade do campeonato como um todo.

A entrada do Cruzeiro no CBLoL repercute mundialmente, já que os únicos tradicionais clubes do futebol brasileiro aceitos na franquia foram Cruzeiro e Flamengo.

Pulsando em inovação e com um crescimento muito acelerado nos últimos anos, o mercado de jogos eletrônicos pode ser altamente rentável. E a expectativa é de que o Cruzeiro eSports estabeleça uma nova linha de receitas, que seja crescente e consistente, já no primeiro ano tendo lucro efetivo.

O Cruzeiro eSports foi criado no ano passado, em parceria com a E-Flix eSports, para ser a representação do clube cinco estrelas, com total autonomia para a administração das equipes, em modelo próximo ao que é feito no vôlei de alto desempenho, com o Sada Cruzeiro. Hoje o Cruzeiro eSports já obtém excelentes resultados em campeonatos como Free Fire e Fifa.

Pelo projeto com a E-Flix, o Cruzeiro não tem custo algum com a manutenção de jogadores, com o time e a receita é compartilhada. A gestão da marca também é feita em conjunto, mas a administração esportiva fica totalmente a cargo da empresa parceira.

Com a chegada da nova gestão cruzeirense, novas ações foram desenvolvidas para potencializar a modalidade.

A parceria com a E-Flix, que é recente, se intensificou nos últimos meses, desde que o Sérgio assumiu. Antes, para o Cruzeiro, o eSports era apenas um licenciamento de marca, mas evoluiu para uma modalidade esportiva, permitindo que chegássemos a projetos como esse, da entrada da equipe Cruzeiro eSports ao LoL. Não somente a E-Flix trabalhou insistentemente, como a nossa gestão colaborou para que isso se concretizasse. Com essa modalidade, o Cruzeiro atinge um dos maiores públicos em termos de audiência online e off-line, é uma oportunidade gigantesca que se abre da marca Cruzeiro atingir todos os públicos”, comentou Rodrigo Moreira, Superintendente de Inovação e Digital do Cruzeiro.

Marcelo Fadul, CEO da E-Flix, explicou porque a candidatura do Cruzeiro foi forte. “A combinação entre a marca centenária e relevante, como é a do Cruzeiro, somando com a E-Flix, que há anos carrega no seu DNA os eSports, foi a fórmula que acreditamos ser fundamental para aprovação junto à Riot e para fincarmos a bandeira na maior competição do mundo que gira em torno do League of Legends. Seguimos no bom desafio de unificar o torcedor do futebol tradicional com o torcedor cruzeirense da nova geração, e a E-Flix manterá o comprometimento de entregar alta performance desportiva para o Maior de Minas nos esportes eletrônicos", destacou Marcelo Fadul, CEO da E-Flix.

Confira a lista com os times confirmados no CBLoL:

Cruzeiro eSports

Falkol Prodigy

Flamengo Esports

FURIA Esports

INTZ

KaBuM! e-Sports

LOUD

paiN Gaming

Red Canids Kalunga

Rensga Esports

 

Fonte: GMB