Integrante do novo colegiado, o deputado Luiz Lima (PSL-RJ) ressaltou que a sociedade se modifica de forma rápida e que o Congresso precisa estar sintonizado com essas mudanças.
“Hoje, o esporte eletrônico é praticado por milhões de jovens no Brasil – estima-se que, no mundo, o número de praticantes chegue a um bilhão de pessoas. Os jogos envolvem preparação física, mental e disputa por equipes”, destacou. “Trata-se, portanto , de uma pauta que precisa estar presente no Parlamento".
Presidente da frente parlamentar, o deputado Coronel Chrisostomo (PSL-RO) também enalteceu a importância desse mercado. “Nosso grupo vem para incentivar a indústria, a educação, a saúde e o esporte. Vem para ser um colaborador de todos esses vetores voltados para games e jogos eletrônicos”, disse.
Chrisostomo acrescentou que os eSports já contam com uma confederação nacional e podem até se tornar modalidade olímpica no futuro. Como presidente da Frente, o deputado pretende promover o aprimoramento da legislação federal e regulamentação das atividades no setor. A frente conta com o apoio de 201 deputados.
O evento no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados em Brasília, contou com a presença de nomes relevantes no Brasil e no exterior, entre outros:
• Secretário Nacional do Esporte, General Décio Brasil
• Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes
• Secretária Nacional da Família, Dra Angela Gandra
• CEO da Black Dragons Team, Nicolle Merhy
• Co-fundador da YUP.GG e assessor da Global Esports Federation (GEF), Nicholas Aaron
Na ocasião foram debatidos temas como restrições e iniciativas educacionais e de inclusão social; assim como a conscientização sobre estratégias inteligentes de usufruto das novas tecnologias.
Fonte: GMB / Agência Câmara Notícias