VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 14:01hs.
Contra Ferroviário e Ceará

Fortaleza estreia projeto de eSports na Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs

O torcedor que está com saudades de acompanhar jogos entre rivais regionais poderá se emocionar com a Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs, que começa hoje. Estreando sua primeira equipe de eSports composta por 16 jogadores, o Fortaleza entra em campo às 22h, com transmissão na FCF TV e no Facebook do clube. Além do Leão, Ferroviário e Ceará também estarão na competição e enfrentam o Tricolor exatamente nesta ordem.

De acordo com Luciano Bertini, manager da equipe, nesse início do FIFA PRO CLUBS, o clube possui duas equipes, uma tida como principal com 14 players e outra como base, que é onde são testados jogadores, sendo colocados para adquirirem experiência, inclusive disputando campeonatos on-line.

“Como manager sou conhecido no Brasil por formar jogadores para o pro, inclusive para a seleção brasileira, e é natural que o clube vai procurar seguir esse rumo, tanto que estamos na 1ª Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs 2020, com 2 jogadores da base no elenco de 16 permitidos para inscrever pelo regulamento da Federação Cearense de Futebol”, explica Bertini.

Assim como as outras modalidades do Fortaleza, a equipe de eSports seria apresentada agora em abril antes de uma das partidas do futebol profissional em alguma das duas competições que o Tricolor estava disputando, Cearense ou Copa do Nordeste. Mas com a pandemia, esse momento foi adiado.

De acordo com Bertini, após uma reunião por videoconferência, os responsáveis pelo projeto no clube resolveram sugerir o torneio. “Tivemos a ideia de fazer um torneio, convidando os outros clubes oficiais de FIFA PRO CLUBS do estado, Ceará e Ferroviário e transmitir nas páginas oficiais do Facebook dos clubes. Nessa mesma reunião, pensamos em conversar com a FCF que de imediato abraçou a ideia e a modalidade”, finaliza o manager.

Várias outras ideias já estão em planejamento, acompanhadas diretamente por Gigliani Maia, gestor do sócio torcedor do Fortaleza que também é um dos responsáveis pela equipe de eSports. O manager Luciano Bertini detalhou, por exemplo, a existência de um projeto presencial de Pro Clubes com times do nordeste oficiais parceiros como ABC-RN e Santa Cruz, além de clubes cearenses, no SANA FEST 20 ANOS, que está programado para acontecer no Centro de Eventos de Fortaleza.

“Agora com a aproximação mais recente com a FCF já pensamos em um calendário anual chancelado e organizado com a Federação, com direito a festa de melhores do ano junto com outras modalidades. Além disso, um projeto de uma escolinha de Pro Clubs (de forma presencial) para sócios e não sócios torcedores do Fortaleza, dentro do Pici”, destaca Bertini.

Fonte: GMB