MIÉ 24 DE ABRIL DE 2024 - 04:48hs.
As duas grandes equipes brasileiras de eSports

MIBR e FURIA deixam de lado sua rivalidade e se unem contra o racismo e a violência policial

As duas maiores equipes brasileiras de eSports, que ontem se enfrentaram no BLAST Premier Spring e marcaram um novo recorde nacional na Twitch com 209 mil espectadores simultâneos, deixaram de lado a grande rivalidade que têm e se uniram para lançar em conjunto uma campanha contra o racismo e a violência policial que terminou com a vida de George Floyd em Minneapolis (EUA) e João Pedro Mattos no Rio de Janeiro. A mensagem nas redes transmite a hashtag da luta negra: #BlackLivesMatter e #VidasNegrasImportam.

Os recentes casos de negros mortos por policiais no Rio de Janeiro e nos Estados Unidos estão movendo manifestações não só nos EUA como também no Brasil. Além dos cidadãos irem para as ruas em busca de justiça e igualdade racial, muitos estão mostrando seus posicionamentos pelas redes sociais por causa da quarentena estabelecida no país. Esse é o caso dos times de eSports MIBR e FURIA.

No Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), o menino negro de 14 anos João Pedro Mattos foi morto a tiros por policiais enquanto brincava com os primos dentro de casa. Ele foi levado pelos oficiais de helicóptero e encontrado pela família apenas no dia seguinte, já no IML. No caso de George Floyd, o negro norte-americano foi morto asfixiado por um policial branco. O oficial ficou cerca de nove minutos com o joelho em cima do pescoço de Floyd enquanto ele exclamava “não consigo respirar”.

Não podendo se calar diante do racismo que mata, MIBR e FURIA se uniram lançando a campanha #BlackLivesMatter e #VidasNegrasImportam. No post, os times dizem: "Não ao fascismo. Sim ao respeito. Não ao racismo. Sim à pluralidade. Matar? Só no jogo. Na vida, só vida. A única supremacia aceitável é a do respeito às diferenças. A diferença nos une, o respeito não nos separa.”

Ontem, estas equipes voltaram a se enfrentar e, mais uma vez, o clássico brasileiro de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) entre MIBR e FURIA bateu novo recorde nacional na Twitch, plataforma de streaming. Nesta segunda-feira, pela fase de grupos da BLAST Premier Spring norte-americana, 209 mil espectadores simultâneos assistiram a MIBR derrotar a FURIA pela primeira vez no canal de Alexandre "Gaules". Essa foi a primeira vez que uma transmissão brasileira ultrapassou os 200 mil espectadores. No começo de maio, o streamer chegou a 182 mil com o confronto da MIBR e FURIA, no ESL One Road to Rio.

A FURIA é uma organização brasileira de eSports formada em fevereiro de 2017, que possui um time de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e disputa os maiores campeonatos do mundo. O time brasileiro, que tem grandes apoiadores nas redes sociais como Neymar Jr e André Akkari, disputou pela primeira vez o IEM Katowice 2019, um dos maiores campeonatos do mundo, e a ESL Pro League. A FURIA já se tornou uma das organizações que mais crescem no mercado de eSports. A empresa também se destaca pelo enorme envolvimento de sua base de fãs e por sua maneira única de criar conteúdo exclusivo como o FURIATV, o maior canal de streaming de propriedade de um clube de esporte eletrônico do mundo.

A MIBR (Made in Brazil) é uma organização brasileira que atua no cenário competitivo de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). A equipe, que foi criada para competir na versão original de Counter-Strike, esteve em atividade durante os anos de 2003 a 2012, quando saiu oficialmente de cena. A MIBR foi o primeiro time brasileiro a disputar e vencer um mundial de CS e foi o nome que inseriu o Brasil na cena competitiva do jogo. Em 2018, MIBR foi adquirida pela organização americana de esportes eletrônicos Immortals (atualmente Immortals Gaming Club).

Nova parceria da FURIA com AOC

Ontem, a FURIA anunciou sua nova parceria nas redes sociais. AOC, uma fabricante de monitores LED para computadores e televisores com sede em Taipei, Taiwan, é a mais recente patrocinadora do time de eSports. No Instagram, escreveram: "A família FURIA acaba de ganhar ainda mais força. Agora em 240Hz 0.5ms, anunciamos a nossa mais nova parceira. BEM-VINDA, AOC!”

Fonte: GMB