SÁB 20 DE ABRIL DE 2024 - 09:09hs.
O futuro da atividade imparável

Mario Frias recebe filho de Bolsonaro para reunião sobre eSports

O secretário especial da Cultura, Mario Frias, recebeu Jair Renan Bolsonaro, 22, filho do presidente, para uma reunião sobre esportes eletrônicos. O encontro, que não aparece na agenda oficial de Frias, foi divulgado inicialmente em uma rede social de Jair Renan, estudante de direito. 'Hoje tive uma reunião importante com o secretário de Cultura, Mario Frias', escreveu o 04 em seu perfil no Instagram. 'O futuro do 'eSport' sendo pautado', acrescentou ele na legenda da foto.

Frias, depois, publicou a mesma imagem em que aparece ao lado do Jair Renan Bolsonaro, mas com uma tarja em que aparece o nome "Renan Bolsonaro" e, do lado oposto, "Secretaria Especial da Cultura". Na legenda, o secretário disse que a reunião tratou "sobre o futuro dos 'egames'".

Os eSports, ou esportes eletrônicos, são "competições disputadas em games eletrônicos em que os jogadores atuam como atletas profissionais de esportes tradicionais e são vistos por uma audiência presencial ou online, através de diversas plataformas de stream online ou TV", segundo definição que aparece no site da CBeS, a Confederação Brasileira de eSports.

A reportagem enviou email ao Ministério do Turismo, pasta sob a qual a Secretaria Especial da Cultura está situada, questionando a pauta da reunião, em que condição o filho do presidente foi recebido e por que o compromisso não aparece na agenda oficial de Mario Frias.

A pasta respondeu apenas que o secretário "recebeu o senhor Jair Renan Bolsonaro para tratar de assuntos relacionados ao futuro dos eSports".

Jair Renan Bolsonaro foi procurado por mensagem na rede social em que postou a foto, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.

Fonte: GMB/ Folha de S. Paulo