VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 07:43hs.
Terá etapas presenciais em abril

Fase online do JUBs eSports 2021 reúne mais de 1.000 participantes

Organizado pela CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário desde 2020, o JUBs eSports se caracteriza, hoje, como a maior competição universitária de eSports do Brasil. Em 2021, o evento superou todas as suas marcas do ano anterior e reuniu players de todos os estados brasileiros. Ao todo, 6 modalidades eletrônicas integram o cronograma esportivo: League of Legends, FIFA21, Clash Royale, Free Fire, Poker e CS Go.

Para participar, o player deveria ser estudante universitário, regularmente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior filiada a uma Federação Universitária Estadual.

Na edição deste ano, as disputas acontecem de forma híbrida; com a fase classificatória online – de 1º a 28 de março, e as semifinais e finais presenciais – de 26 a 29 de abril, em Brasília – DF. A fase online reuniu 1.058 participantes, representando 136 Instituições de Ensino Superior, dos 27 estados brasileiros. 

O LoL contou com a participação de 46 equipes; o CS:GO com 34, e o Free Fire com 59. Já nas modalidades individuais, participaram 82 players no Clash Royale; 134 no Poker, e 85 no FIFA 21. Durante todo o mês de março, partidas foram transmitidas ao vivo no Canal da Twitch da CBDU, resultando em 118 horas e 22 minutos de streaming. Agora, os quatro melhores jogadores/equipes de cada modalidade seguem para a fase presencial, com toda a viagem paga pela CBDU: deslocamento, acomodação e alimentação.

Edição anterior

Durante 17 dias de competição, o JUBs eSports 2020 reuniu virtualmente mais de 450 participantes de todo o país. A competição, totalmente online, contou com 5 modalidades: FIFA20, League of Legends (LoL), Clash Royale, Poker e Acadêmico. Ao todo, participaram da competição: 32 equipes de LoL; 123 atletas de FIFA, sendo 80 na categoria Console e 43 na Ultimate, 61 inscritos na modalidade Clash Royale, 90 participantes no Poker e 16 trabalhos na modalidade Acadêmico.

Apesar do JUBs eSports estar em sua 2ª edição, os esportes eletrônicos não são novidades no calendário CBDU. O LoL e o FIFA estão presentes nos Jogos Universitários Brasileiros há 4 anos. Luciano Cabral, presidente da CBDU explica: “A CBDU tem essa característica na gestão, de buscar sempre o novo, o inusitado, a inovação. Estamos sempre atentos para atender às demandas de nosso público alvo, os jovens universitários”.

Fonte: Observatório de Games