VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 14:30hs.
Comissão do Esporte

Deputado Ribeiro requer a realização de Audiência Pública para debater os eSports no Brasil

O Deputado Federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF) apresentou um requerimento na Comissão do Esporte (CESPO) da Câmara para a realização de uma Audiência Pública com o objetivo de debater os jogos eletrônicos no Brasil. Ele convidou o Daniel Cossi (Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos - CBDEL) e Vlad Marinescu (Presidente da Federação Internacional de Esportes Eletrônicos - IESF). O pedido será tratado hoje e aguarda deliberação na Comissão.

Na sua justificação, o deputado explica que o aumento da popularidade dos jogos eletrônicos desencadeou o surgimento do mercado de eSports, ou seja, esportes eletrônicos. A indústria, apesar de recente, cresce exponencialmente a cada ano, com o surgimento de competições internacionais de games como League of Legends, que é jogado no computador.

Tais competições incentivam a criação de equipes de jogadores dos mais diversos lugares, que competem com pessoas do mundo todo. Como consequência, surge um intercâmbio de informações e de cultura de todas as partes do mundo, conectando direta e indiretamente os cinco continentes.

Sendo assim, é indiscutível a crescente importância dos esportes eletrônicos no Brasil e no mundo. Há de se ressaltar que os benefícios desses jogos estão relacionados à melhoria da capacidade de memória, motora e de raciocínio. Esses são exemplos de como o tema é relevante para a economia, o esporte e a educação.

Convidados: 

  • Daniel Cossi - Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos (CBDEL), presidente da World Esports Consortium (WESCO), Membro da Comissão dos Esports (Esports Liasion Group do Comitê Internacional - COI).
  • Sr. Vlad Marinescu – Presidente da Federação Internacional de Esportes Eletrônicos (IESF) e Ex-presidente da SportAccord (GAISF)

“Diante do exposto, requeiro a realização de audiência pública nesta douta Comissão, a fim de discutir com representantes do seguimento e a sociedade civil sobre a necessidade da expansão de sua prática e ofereça mecanismos de incentivos para o seu pleno desenvolvimento”, solicita Ribeiro no Requerimento 29/2021 que aguarda hoje deliberação na reunião da Comissão do Esporte.

Fonte: GMB