DOM 19 DE MAYO DE 2024 - 04:21hs.
Segundo o ranking do Drake Star Partners

Compra do site KaBum! pelo Magazine Luiza aparece entre os negócios mais relevantes do mundo

A indústria de games deve movimentar US$ 150 bilhões em 2022. Projeção engloba ofertas de ações fusões e aquisições e aportes em empresas do setor. A previsão é do banco de investimentos Drake Star Partners, que divulgou relatório global atualizado sobre o setor. Entre os negócios mais relevantes, eles destacam a compra do site KaBum! pelo Magazine Luiza, por US$ 685 milhões no Brasil. A aquisição foi a quarta maior do ano relacionada a eSports e plataformas no ranking internacional.

O ano promete ser de quebra de recordes para o mercado de games, que somente em janeiro viu dois negócios chegarem perto, juntos, ao volume recorde atingido em 2021. A expectativa é que a indústria movimente US$ 150 bilhões em 2022.

A previsão é do banco de investimentos Drake Star Partners, que divulgou relatório global atualizado sobre o setor, que pode ser baixado aqui.

 

 

Conforme reportado pela agência Reuters, o volume projetado para este ano engloba ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês), financiamentos e fusões e aquisições.

Na primeira quinzena de 2022, a Take-Two ofereceu US$ 11 bilhões pela desenvolvedora de games Zynga. Poucos dias depois, a Microsoft fez uma oferta de US$ 68,7 bilhões pela desenvolvedora Acitivision Blizzard.

Juntos, os valores se aproximam dos US$ 85 bilhões movimentados em 1.159 negócios no setor no ano passado. O volume em dinheiro foi quase três vezes maior do que o registrado em 2020.

Entre os negócios mais relevantes, o Drake Star Partners destaca a compra do site KaBum! pelo Magazine Luiza, por US$ 685 milhões. A aquisição foi a quarta maior do ano relacionada a eSports e plataformas.

 

 

Em julho passado, o Magazine Luiza comprou KaBuM! por cerca de 685 milhões de dólares para seguir estratégia de atingir público gamer e fã de tecnologia. A empresa também anunciou emissão de 150 milhões de novas ações. Com a compra do KaBuM!, o Magalu reforçou o pilar estratégico de novas categorias, com um sortimento complementar ao atual e com enorme potencial de crescimento.

O KaBuM! é um dos precursores em esportes eletrônicos no Brasil. Criou uma das maiores equipes de League of Legends do país, a KaBuM! Esportes, tetracampeã nacional e a primeira representante brasileira no campeonato mundial. A KaBuM! Esportes apoia também outras modalidades de eSports, como Counter Strike, FIFA e Free Fire.

Em 2020, com novos hábitos de consumo estimulados pela pandemia, suas vendas cresceram 128% em relação ao ano anterior. Com 2 milhões de clientes ativos, o KaBuM! oferece mais de 20 000 itens de tecnologia de ponta para profissionais e para o universo gamer.

A companhia também aprofunda a posição no mercado gamer, que cresce exponencialmente no mundo e no Brasil -- segundo a consultoria de eSports BBL, são 95 milhões de gamers no país. Dados da consultoria Accenture mostram que a indústria mundial de games atingirá 300 bilhões de dólares ao final de 2021, receita maior que a dos setores de música e filmes somados.

Ano dourado para o mercado de games

Conforme relatório do Drake Star Partners, as fusões e aquisições movimentaram US$ 38 bilhões em 2021 e devem continuar liderando os negócios na indústria de games.

Nesse sentido, o banco destaca as estratégias de players como as gigantes chinesas Tencent e ByteDance (dona do TikTok), Sony e EA (dona da franquia FIFA).

Além disso, outro segmento dentro do setor que está em franco crescimento é o de NFTs (token não-fungível), produto considerado um criptoativo.

Segundo o banco, empresas especializadas em NFT e que usam a tecnologia blockchain no universo dos games levantaram US$ 3,6 bilhões no último ano.

Alguns investidores relevantes no nicho de tokens não-fungíveis foram Animoca, a16z, Coatue e Softbank.

Fonte: GMB / O Especialista