DOM 19 DE MAYO DE 2024 - 00:57hs.
Cenário geral

O que esperar das seleções Sul-Americanas na próxima Copa do Mundo

Atualmente a classificação das eliminatórias sul-americanas para a Copa se encontra com metade das vagas definidas. Com Brasil e Argentina invictos e classificados faltando 3 rodadas do fim do torneio classificatório as demais seleções ainda na disputa por uma vaga são na sequência Equador, Uruguai, Peru, Chile e um pouco mais atrás na disputa e em situação complicada a Colômbia.

Que Brasil e Argentina estão entre os favoritos para a conquista da próxima Copa do Mundo todos sabem. Torcedores, sites de apostas, imprensa esportiva especializada e outras pessoas do meio do futebol esperam uma grande campanha destas duas seleções. Mas qual o cenário geral para as seleções da América do Sul na próxima Copa do Mundo?

Atualmente a classificação das eliminatórias sul-americanas para a Copa se encontra com metade das vagas definidas. Com Brasil e Argentina invictos e classificados faltando 3 rodadas do fim do torneio classificatório as demais seleções ainda na disputa por uma vaga são na sequência Equador, Uruguai, Peru, Chile e um pouco mais atrás na disputa e em situação complicada a Colômbia.

O Brasil largou disparado na frente na busca por se consolidar como uma das equipes sul-americanas favoritas a vencer a Copa do Mundo. Com 12 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota em assombrosos 86.7% de aproveitamento, a seleção brasileira demonstra que foi acertada a manutenção do técnico Tite para mais um ciclo a frente do escrete canarinho.

A continuidade do trabalho tem rendido frutos, apesar da dolorosa derrota no Maracanã na final da Copa América diante da Argentina. Se por um lado as lesões de Neymar, principal jogador da seleção brasileira, preocupam, por outro o treinador tem ganho novas opções com a excelente fase de jogadores que estiveram fora do ciclo da última Copa do Mundo, casos de Vinícius Jr., Rafinha e outros.

Já a Argentina, apesar de estar atrás do Brasil, ocupando a segunda colocação nas eliminatórias para a Copa de 2022, vem em grande momento e em um crescente. Se no cenário mundial ela já demonstrou estar de volta ao protagonismo ao chegar a decisão da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tendo ficado com o vice-campeonato, no cenário sul-americano seu protagonismo se tornou ainda maior após derrotar a principal seleção do mundo e anfitriã da Copa América, o Brasil, em pleno Estádio do Maracanã.

Não bastasse isso, o primeiro título de Lionel Messi junto a sua seleção e a proximidade do fim da carreira do mesmo pode fazer a equipe se unir ainda mais por uma despedida de gala com um título mundial. Quer mais? Os argentinos até agora foram os torcedores que mais reservaram ingressos para a Copa do Mundo. Em outras palavras, além de embalada, a Argentina chegará a disputa empurrada por sua torcida.

A seleção que está em terceiro lugar nas eliminatórias e que dificilmente irá deixar escapar sua vaga para o torneio no Qatar é o Equador. Vivendo um bom momento, apesar de estar abaixo de Brasil e Argentina, a seleção equatoriana chega com 52% de aproveitamento nas eliminatórias. Foram até o momento 7 vitórias, 4 empates e somente 5 derrotas o que em se tratando do Equador pode ser considerada uma grande campanha. Além de ter conquistado um empate em um dos jogos contra a seleção brasileira, a goleada por 6 a 1 diante da Colômbia também marcou essa trajetória.

O Equador encerrará a sua participação nas eliminatórias em casa, diante da Argentina, e este jogo promete mostrar um pouco do que se pode esperar da seleção equatoriana em sua participação na próxima Copa.

Uruguai, Peru e Chile parecem brigar pela última vaga direta na Copa do Mundo do Qatar, com ligeira vantagem para a seleção uruguaia. As eliminatórias sul-americanas garantem apenas os 4 primeiros colocados na Copa do Mundo, com o quinto disputando uma repescagem. Mais abaixo que as três seleções mencionadas, a Colômbia em situação desesperadora briga ao menos por uma vaga na repescagem.

Caso fique com uma das vagas, é esperado da seleção uruguaia uma boa campanha. O time que conta com Luis Suárez (que chegou a interessar ao Atlético-MG no início do ano), Edinson Cavani e De Arrascaeta, craque do Flamengo, promete repetir as boas atuações das últimas Copas do Mundo. Em 2018, a seleção uruguaia caiu somente nas quartas de final, para a futura campeã, a França.

Em 2014 caiu nas oitavas de final em uma campanha sem brilho, mas em 2010 a seleção do Uruguai chegou a disputa pelo terceiro lugar diante da Alemanha. O crescimento nas últimas Copas do Mundo credencia o Uruguai a uma expectativa por uma boa campanha caso se classifique, honrando as tradições do futebol sul-americano.

Independente das expectativas dos torcedores sul-americanos quanto a participação de suas respectivas seleções durante a Copa do Mundo, a promessa é de que ainda sejam vividas fortes emoções pelas seleções nas rodadas finais das eliminatórias em busca da vaga.