LUN 29 DE ABRIL DE 2024 - 07:13hs.
Adquiriu 20% da empresa no Brasil

CBLOL 2022: Los Grandes fecha acordo para comprar Simplicity e assumir vaga do Flamengo

A Los Grandes assinou contrato com a Simplicity ESports para inicialmente adquirir 20% da empresa norte-americana no Brasil e assumir a operação do time de League of Legends hoje intitulado Flamengo ESports no Campeonato Brasileiro (CBLOL). Para o 2º Split da temporada 2022, marcado para começar em 11 de junho, a equipe jogará com o nome 'Flamengo Los Grandes'. Já a partir de 2023, o time passará a ser apenas 'Los Grandes' e o Rubro-Negro deixará de ser representado no torneio.

A organização de eSports, uma das mais populares do país, tem a opção contratual de comprar 100% da Simplicity Brasil. Os valores do negócio não foram revelados.

Conforme contou o conselheiro da Los Grandes Rodrigo Terron em entrevista exclusiva ao ge, a negociação com a Simplicity ESports começou em meados de março, um mês depois de o Blog do Chandy revelar que a empresa norte-americana, que comandava a divisão de eSports do Flamengo desde 2020, estava contatando outras organizações de eSports para oferecer uma parceria ou a venda da vaga no CBLOL.

Ciente dessa movimentação, a Los Grandes procurou os representantes da Simplicity, que é a dona da franquia no CBLOL. Houve reuniões virtuais e presencial, em Miami, nos Estados Unidos, para concretizar o negócio, fechado na semana passada.

Estamos olhando para como posicionar a organização na elite dos principais cenários competitivos. O CBLOL estava ali, só não sabíamos se era para este ano ou para o ano que vem. Priorizamos o CS [Counter-Strike], entramos no Valorant, investimos no Wild Rift e, quando vimos uma oportunidade de acelerar isso, corremos atrás do CBLOL”, explicou Terron ao ge.

A entrada no CBLOL faz parte do plano de expansão da Los Grandes, que, conforme mostrou o ge em reportagem em fevereiro, passou a focar mais no competitivo, em detrimento da produção de conteúdo e da dedicação exclusiva ao Free Fire nos eSports.

De acordo com Terron, a Los Grandes não poderia, desde já, comprar a Simplicity Brasil inteira devido a um impedimento do regulamento do CBLOL. Por isso, houve a opção inicial de aquisição de 20% da companhia.

Apesar de a porcentagem ser minoritária, o contrato assinado com a Simplicity prevê que a Los Grandes faça a gestão da equipe já a partir deste 2º Split, em conjunto com a empresa norte-americana, embora a organização não possa modificar totalmente nome, logo e uniforme, nem tenha ingerência sobre a definição dos jogadores contratados para a sequência da temporada 2022. Com o acordo, Simplicity e Los Grandes se tornaram sócias neste primeiro momento.

Estar lado a lado com a Los Grandes significa que podemos inovar em diversas frentes, além de trazer uma expertise ainda maior dentro do cenário de eSports”, declarou o CEO da Simplicity Esports, Jed Kaplan, em comunicado.

O time deixará de ser Flamengo Los Grandes para se tornar só Los Grandes a partir do ano que vem, quando a organização fundada pelo influenciador Rodrigo "El Gato" também poderá exercer a opção de comprar até 100% da Simplicity Brasil, conforme Terron disse ao ge. “Compramos 20% da Simplicity, com o objetivo de comprar 100% até o final do ano que vem”, disse o conselheiro da Los Grandes.

O contrato de licenciamento de marca do Rubro-Negro com a Simplicity possui validade até junho de 2023, mas a empresa norte-americana já informou ao clube que não irá operar mais o LoL, colocando-se à disposição para continuar administrando a divisão de futebol virtual até o término do acordo.

Este split agora não terá gestão 100% da Los Grandes, mas é um preparo para nós, para entendermos o cenário, para virmos com muita força para o 1º Split do ano que vem. Como são dois times [Flamengo e Los Grandes] com torcidas muito grandes, pode ser muito bom começar uma relação para a gente realmente acolher esta torcida do Flamengo, mostrar o que é a Los Grandes, dar uma cara nova e, uma vez que a gente faça isso, entrar no ano que vem com bastante segurança”, detalhou Terron.

Gestão da Simplicity

O Flamengo entrou para os eSports em outubro de 2017, inicialmente com a gestão ligada ao Departamento de Marketing do clube, tendo uma empresa terceirizada, a Cursor Esports (que depois mudou o nome para Go4It) fazendo a operação. Nesse período, o Rubro-Negro subiu da 2ª divisão do League of Legends brasileiro para o CBLOL, o torneio de elite, chegou a três finais e conquistou o título nacional na última delas.

A partir de 2020, a direção do Flamengo mudou a atuação nos eSports e licenciou o uso da marca nos eSports para a empresa norte-americana Simplicity Esports, que passou a ser responsável por todas as modalidades de jogos eletrônicos, sem uma atuação direta do Rubro-Negro. Desde então, a equipe não tem conseguido o sucesso esportivo de outrora, embora tenha obtido novo vice no 1º Split do CBLOL 2020, e tem se envolvido em uma sucessão de polêmicas.

O Blog do Chandy revelou, em fevereiro, que a Simplicity estava procurando grandes organizações de eSports do Brasil para conversar sobre a possibilidade de vender a vaga no CBLOL ou fazer parcerias. Nesse caso, o Flamengo deixaria de ser representado no principal campeonato de LoL do Brasil, porque a vaga na franquia do torneio pertence à Simplicity, e não ao Rubro-Negro. Depois de ser aceita no processo de seleção para a franquia, usando o nome do Flamengo, a Simplicity pagou R$ 4 milhões para participar da competição.

No mês passado, integrantes da uma torcida organizada do Flamengo Esports se manifestaram em frente à sede da equipe, na Gávea, no Rio de Janeiro, pedindo a saída da Simplicity da administração da divisão de esportes eletrônicos e demandando que o clube assumisse a operação nos jogos.

Fonte: G1