DOM 2 DE OCTUBRE DE 2022 - 16:12hs.
Mundial com audiência de 74 milhões de espectadores

Santander fecha patrocínio principal das competições LoL no Brasil, América Latina e Europa

O Banco Santander anunciou nesta terça-feira, 14, um acordo de vários anos para se tornar patrocinador principal do Campeonato Europeu League of Legends (LEC) e da Liga Latinoamérica (LLA). O contrato irá permitir que o banco também patrocine o brasileiro da modalidade (CBLOL). Num evento realizado em Madri, alguns dos mais reconhecidos artistas e jogadores de League of Legends ajudaram a revelar a parceria do Santander, que tem como objetivo ligar-se a gerações mais jovens.

O League of Legends é um dos eSports mais populares do mundo, com algumas das competições profissionais mais desenvolvidas e uma comunidade de seguidores estabelecida. De acordo com o organizador, em 2021, o Campeonato Mundial League of Legends atraiu um pico de audiência de cerca de 74 milhões de espectadores em simultâneo ao vivo, com uma audiência média de cerca de 30 milhões de pessoas, o que o torna um dos eventos de eSports mais vistos em todo o mundo. Com a afirmação "Nivele os seus sonhos", o Banco Santander quer fazer parte de uma nova comunidade e ligar-se às gerações mais jovens ajudando-as a prosperar.

A parceria com o Campeonato Europeu League of Legends e a Liga Latinoamérica é um acordo 100% de mídia digital que irá complementar os outros patrocínios globais do banco, como a F1 e o futebol. Este acordo irá permitir que o banco também patrocine o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL). O banco também conta com experiências locais anteriores neste campo, sendo o Openbank o patrocinador da competição nacional espanhola (Superliga).

Como parceiro para estas ligas de eSports na Europa (LEC) e na América Latina (LLA e CBLOL), o Santander irá contar com uma variedade de ativos para promover a marca e sensibilizar as comunidades de League of Legends durante os eventos, incluindo: colocação de logotipos, segmentos de conteúdos dedicados, slpts comerciais durante os intervalos das transmissões, banners, drops e bilhetes VIP para as finais, entre outros.

Juan Manuel Cendoya, diretor global de comunicação, marketing corporativo e research do Banco Santander, afirmou que: "Estamos entusiasmados por anunciar esta nova colaboração com um parceiro muito inovador, com o qual estamos unidos pelos nossos atributos de inovação, diversidade e digitalização. Acreditamos que entrar no mundo dos eSports vai trazer ao Santander oportunidades para se envolver com as novas gerações de nativos digitais e ajudá-los a prosperar".

Maximilian Schmidt, diretor da League of Legends eSports na EMEA, afirmou: "Para nós é um prazer colaborar com uma instituição bancária global empenhada na inovação, na transformação digital e na prestação dos melhores serviços possíveis para as gerações mais jovens".

Apresentação global

Em 14 de junho, realizou-se em Madri, Espanha, um evento de lançamento global. Apresentado por Medic, um ídolo icônico do League of Legends com mais de 250.000 seguidores, o evento foi transmitido globalmente na Twitch e em outras plataformas pela streamer espanhola Cristinini, que conta com mais de três milhões de seguidores. O lançamento incluiu um espetáculo de freestyle, com vários artistas conhecidos das audiências mais jovens, como a cantora Nicki Nicole, a rapper Chuty e a campeã de freestyle Sara Socas, e com alguns dos mais conhecidos jogadores de LOL de diferentes países, como Alan Q, Inspired e Jukes.

O Campeonato Europeu da League of Legends (LEC) foi lançado em janeiro de 2019 e tornou-se a liga esportiva mais vista na Europa. Composto por dez equipes que competem semanalmente em duas temporadas de 12 semanas, a LEC culmina cada temporada numa final ao vivo em palcos por toda a Europa, incluindo Roterdã e Atenas. A LEC tem vários patrocinadores principais incluindo a KitKat, KIA, LG UltraGear, Beko, Logitech, Red Bull, Warner Music, e agora o Santander. Desde a primavera de 2021, a audiência média em minutos da LEC - seguidores assistindo ao mesmo tempo - é consistentemente superior a 470.000 pessoas em sete idiomas.

A Liga Latinoamérica (LLA) é a maior competição profissional de League of Legends da América Latina desde 2019. É composta por oito equipes que competem em duas épocas por ano: Primavera e Verão. O vencedor da divisão da Primavera qualifica-se para a fase Play-Ins do Campeonato Mundial de League of Legends (a maior e mais importante competição da League of Legends). Desde 2020, a competição é realizada na Cidade do México com as finais jogadas em diferentes cidades da região, como Santiago e Buenos Aires. Em 2022, a competição anunciou um novo formato que inclui uma Dupla Eliminação e uma categoria de Vencedores e Perdedores.

Fonte: GMB