VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 17:57hs.
10 anos de League of Legends

Riot Games ocupa Brasil com arte urbana e celebra comunidade em homenagem ao aniversário do LOL

A Riot Games, em uma ação em homenagem aos 10 anos do servidor brasileiro de League of Legends (LOL), ocupa as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza com murais em meio à arquitetura local para celebrar a trajetória do game no país, por meio da arte de grafiteiros.

Como parte da campanha LOL BR X, criada pela Riot Games e Media Monks, as obras têm assinatura de artistas parceiros e homenageiam os personagens mais utilizados pelos jogadores nas respectivas cidades, além de referências à região e à comunidade de players locais.

Além de alguns memes relacionados aos campeões escolhidos, as obras, que ficarão expostas durante um ano, também trazem os summoners names de alguns jogadores que estão ativos no servidor desde o início, em 2012, e conquistas relacionadas a esses campeões — uma homenagem da Riot à comunidade e participação nessa trajetória.

Os murais contam ainda com um exclusivo QR Code com geolocalização que só pode ser acessado na região em torno do mural que direciona o usuário para uma landing page exclusiva para se conectar à comunidade local. Neste espaço virtual, o público irá encontrar uma verdadeira showcase: lá estarão os empreendedores da comunidade LOL que moram nas cidades em questão e que transformaram seu amor pelo jogo em uma forma de ganhar a vida, seja tatuando imagens relacionadas ao universo do game, criando cosplays ou até cozinhando doces em forma de personagens.

Na capital paulista, o local escolhido para o mural de quase 1.000 m² foi a Rua Maria Paula, uma das mais famosas e tradicionais de São Paulo, no cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. O desenho, feito pelo artista Bruno Mota (artista local reconhecido na cena de grafite e ilustração, com forte influência da estética urbana), traz referências aos campeões Yasuo e Yone, os mais utilizados pelos jogadores de LOL em SP, além de prestigiar personalidades da comunidade como o bronziocre e o pickoudyr. Alguns dos empreendedores indicados pelo QR Code são a casa de crochê Luni Amigurumis, a tatuadora Alex Müzel e a cosplayer Isa Jinx.

Está sendo um processo incrível! Espero agradar a comunidade. É uma grande responsabilidade. Espero que esta parte da homenagem fique à altura do que o jogo merece. Trabalhamos duro para isso. Os games são uma fonte de referência forte para a construção de minhas produções”, disse Bruno.

A Praça do Redentor, um famoso point no bairro de Francisco, muito ligado à cultura do skate, é o local escolhido na cidade de Curitiba para receber o mural da artista Marcella Calado (designer e ilustradora com grande inspiração no universo feminino, especialista em técnicas como gravura, pintura e arte digital), que homenageia as campeãs Vi e Caitlyn (imagem acima).

A arte ocupa todo o muro de uma esquina da própria praça. Entre os empreendedores locais que o QR Code revela estão as artistas e designers Anna Perci e Lola Lola, e o Cero Tattoo.

 

 

A experiência de pintar este mural foi emocionante. Tanto eu quanto meu irmão (assistente na pintura) somos jogadores das antigas de LoL, dos tempos em que se tinha pot de mana, então imagina a felicidade em receber esse convite! Inserir essas duas personagens que tanto admiro na cidade de Curitiba foi especial, pensamos com carinho cada easter egg e cada detalhe da arte”, conta Marcella.

Esses murais são uma forma extremamente potente de nos aproximarmos ainda mais da comunidade, de mostrar que o LOL é muito brasileiro e se conecta profundamente ao estilo de vida dos jogadores. Como parte da paisagem, esses elementos do jogo vão fazer os fãs relembrarem toda sua trajetória, conexões e paixão com esse universo”, afirma Diego Martinez, General Manager da Riot Games.

Fonte: GMB